terça-feira, 2 de agosto de 2011

Souza ganhou lugar em Genebra

A discussão em redor da melhor opção para colocar na posição de médio-defensivo continua a suscitar algumas dúvidas na equipa do FC Porto. Os jogos de pré-temporada de Vítor Pereira mais não fizeram do que revelar um Souza em condições de lutar pela posição com Fernando, situação em que parece encontrar-se em vantagem. A julgar pelos últimos jogos, em especial o de Genebra frente ao Lyon, as indicações dadas em campo por Souza só contribuíram para acentuar a ideia de que será de facto ele a opção mais provável para a Supertaça de Portugal e para este início de época. Uma vez mais, notou-se a preocupação do brasileiro em tudo fazer para que o jogo lhe corresse da melhor forma. No lance em que cabeceou com Cris e ficou agarrado à cabeça, revelou-se a ansiedade que tem tido de evitar uma lesão séria e que possa comprometer este bom início de época. Aliás, essa preocupação está bem explícita no desabafo que o médio teve ontem à tarde numa rede social...

No extremo oposto da questão surge Fernando, vítima de uma pré-época intermitente, entrecortada por pequenas lesões musculares que mais não têm feito do que atrasar a sua preparação. A última surgiu em Vila do Conde, tendo o brasileiro regressado aos treinos apenas cinco dias depois, ainda assim a tempo de embarcar para a Suíça. Evidente parece uma certa falta de resistência e de ritmo competitivo e a fatalidade de se ver envolvido em lances de que resultaram golos sofridos. O primeiro aconteceu em Vila do Conde, numa reposição de bola em que Bracali reparte culpas com o médio. O segundo repetiu-se em Genebra numa jogada em que baixou à grande área para ajudar a defesa e em que acabou por isolar Michel Bastos. A tudo isso soma-se a vontade expressa no final da Taça de Portugal de deixar o FC Porto...

Duplo pivô ensaiado como opção de recurso

À margem da luta entre Souza e Fernando para a posição de médio-defensivo no meio-campo portista, é bom não esquecer que outras opções serão possíveis no esquema do FC Porto e que Vítor Pereira aproveitou algumas situações nos jogos de pré-época para ensaiar alternativas. Inverter o triângulo do meio-campo foi uma situação testada com Castro ao lado de Fernando, como aconteceu domingo, na Suíça. Mas há que recordar que Castro também jogou ao lado de Belluschi com Kelvin adiantado, como frente ao Peñarol. Por fim, e não menos descabida, sobra ainda a opção por Guarín para fazer essa posição.

Uma mudança com aval técnico

Francisco Chaló, treinador do Penafiel

"Souza passou por um período de maturação que, no segundo ano de FC Porto, começa a projectar os valores que estavam intrínsecos nele. Isso tem acontecido no clube e há vários exemplos, casos de Lisandro e Belluschi, que não renderam ao nível deles no primeiro ano, mas que depois acabaram por confirmar o valor que lhes era reconhecido. Agora, falar de uma substituição do Fernando parece-me arriscado e precipitado, sobretudo depois de ele não ter feito uma pré-época completa e de ter tido problemas físicos. Mas é verdade que Souza está a subir de rendimento e está outro jogador".


António Sousa,´ treinador do Trofense

"Souza tem condições para qualquer vaga e tem estado à espera disso. Aliás, esta parece-me uma boa oportunidade olhando ao que tem acontecido ao Fernando. Com mais jogos Souza poderá até ganhar a posição, mas não acredito que Fernando não esteja motivado. Este mal-estar que tem pairado sobre ele vai melhorar com a confiança que vai ser transmitida pelo treinador e o rendimento dele vai subir de novo. Trabalhando, Fernando voltará a valorizar-se e se o FC Porto não o vender entretanto será porque acreditam nele como uma pedra fundamental no plantel"

in "ojogo.pt"

Sem comentários: