quarta-feira, 14 de setembro de 2011

FC Porto um a um


A figura: Hulk

Ferros a dobrar antes de uma bomba indefensável

Esteve em destaque por várias razões. Nos minutos iniciais tentou o golo de fora da área, mas a bola bateu em Defour e acabou na barra. Um azar que se prolongou pouco depois, num penálti. Enganou Rybka, mas teve demasiada pontaria: segunda bola nos ferros em dez minutos. O jogo parecia enguiçado para o Incrível, que, ainda assim, não desanimou e mostrou uma grande força psicológica. Com ela, e com uma dose generosa de força, conseguiu o golo a uns bons 30 metros da baliza. Ou melhor, um golão. Um lance que galvanizou a equipa. Ainda sofreu uma falta na área que não foi assinalada e proporcionou uma grande defesa a Rybka.

Helton | Noite difícil para o experiente guarda-redes. Não segurou um remate aparentemente fácil de Williae "ofereceu" o golo a Luiz Adriano. Uma fífia que tentou compensar, mostrando-se mais seguro em dois remates de longe (Rakitskiy primeiro e Fernandinho depois, defendendo para canto em ambos os lances).

Fucile | Tornou o lado direito bastante ofensivo, mesmo quando o Shakhtar jogava com a equipa completa. Teve uma ou outra perda de bola, mas compensou com grande entrega e muita ajuda aos centrais, como quando evitou em plena área um remate de Luiz Adriano na segunda parte.

Otamendi | Exibição pouco convincente do argentino, sentindo dificuldades no jogo aéreo e no tempo de entrada aos lances. Mesmo com o adversário em desvantagem, a tranquilidade nunca foi plenamente atingida.

Maicon | Merece os mesmos reparos do companheiro. Lutou nas alturas com Luiz Adriano e foi permeável em lances rasteiros.

Álvaro Pereira | Mais uma exibição marcada pelo dinamismo. Defendeu com segurança e partiu para o ataque em velocidade, alimentando os avançados com passes de qualidade. Não estranhou que tivesse sido o uruguaio a iniciar a jogada do segundo golo, com um passe esclarecido para James.

Fernando | De volta ao onze, deitou um olho a Jadson, que surgiu na zona central, e esteve um pouco apático na hora de sair a jogar. Destaque para um corte espectacular na área portista quando Eduardo pretendia rematar.

Defour | O belga fez mexer a equipa. Sempre esclarecido a entregar a bola, foi indicando os caminhos por onde a equipa devia furar a muralha ucraniana. Lançou James na jogada do penálti, recuperou bolas, empurrou os companheiros para a frente e tentou o golo por duas vezes (uma num remate de fora da área ao lado e outra atirando às malhas laterais após cruzamento de Álvaro Pereira). Tudo em rotação máxima, do princípio ao fim, ao lado de Moutinho ou a trinco. Uma estreia na Liga dos Campeões com estilo.

João Moutinho | Formou com Defour uma dupla criativa e dinâmica. Primeiro deu nas vistas com um par de recuperações e depois começou a surgir na zona de finalização. Sim, os remates pecaram por defeito, mas o discernimento e a entrega nunca estiveram em causa quando foi preciso fazer chegar a bola aos avançados. Antes do intervalo resistiu a uma entrada violenta de Rakitskiy, que foi expulso. Um lance com ligação directa à reviravolta portista. Assistiu ainda Kléber aos 67', mas o brasileiro não conseguiu o golo.

James | Apesar de ter ganho o penálti que Hulk desperdiçou no início, o colombiano demorou muito a entrar no jogo. Mas quando entrou, partiu o Shakhtar todo, com arrancadas, fintas e uma assistência letal para Kléber virar o resultado, sentando antes Srna. Cada vez mais confiante, o camisola 19 procurou o golo, mas tanto Rybka como a barra impediram os festejos. Que eram merecidos.

Kléber | Estreia feliz na Liga dos Campeões, marcando um golo decisivo. Naquele lance soube fugir à marcação e aparecer no sítio certo, o que nem sempre conseguiu nos minutos restantes. Pouco depois, em boa posição, rematou contra Rybka.

Belluschi | Entrou em grande, com uma recuperação e um bom passe para James. Pouco depois perdeu uma bola e o Shakhtar atacou com perigo.

Djalma | Pontaria desafinada em todos os remates que efectuou.

Varela | Ganhou um canto e não teve tempo para mais.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: