sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dragões tem 81,8% de vitórias sobre os bracarenses

HISTORIAL AVASSALADOR DO FC PORTO



O FC Porto apresenta um domínio avassalador nas receções ao Sporting de Braga para o principal campeonato português, tendo permitido míseros três triunfos aos arsenalistas, além de sete empates, em 55 encontros.
Os dragões ostentam, assim, 81,8 por cento de vitórias, sendo que conseguiram a proeza de somar 25 triunfos consecutivos, entre 1976/77 e 2000/2001.
O Sporting de Braga conseguiu, porém, atenuar a supremacia portista na última década, ao pontuar em quatro jogos e conseguir, mesmo, a terceira vitória, mais de quatro décadas após a segunda.
Numa temporada em que o FC Porto desbaratou 24 pontos em casa (sete vitórias, seis empates e quatro derrotas), os arsenalistas venceram por 3-1, com um bis de João Tomás, agora jogador do Rio Ave, e um tento do brasileiro Wender.
A 30 de janeiro de 2005, o internacional canarinho Diego (agora no Atlético de Madrid) marcou, de grande penalidade, o único tento portista... mas não evitou o despedimento de Victor Fernandez.
O treinador espanhol, que na pré-temporada substituíra o italiano Luigi Del Neri, tinha ganho a Supertaça portuguesa e a Taça Intercontinental, mas os maus resultados internos custaram-lhe o lugar, sendo substituído por José Couceiro.
O triunfo bracarense foi, apesar de tudo, um grande feito, já que os minhotos apenas tinham ganho na casa dos portistas, para o campeonato, nas longínquas temporadas de 1948/49 e 59/60, que o FC Porto terminou o campeonato no quarto lugar.
Na Constituição, Diamantino selou o primeiro triunfo (1-0) e, nas Antas, Velez e Teixeira marcaram os golos do segundo (2-1), depois de Pedroto dar vantagem aos locais.
De resto, e excetuando sete empates, a história dos confrontos em "solo" portista é feito de vitórias dos anfitriões, algumas bem "gordas": 12 por quatro ou mais golos de diferença, incluindo um 6-1 e quatro 5-0.
Para encontrar uma goleada nem sequer é preciso recuar muito: em 2009/2010, época que o Sporting de Braga acabou em segundo, o FC Porto venceu em casa por 5-1, numa embate em que se destacou o bis do colombiano Falcão.
Mais do que as goleadas, existem, porém, dois jogos com muita história para a "nação" portista, um pelas melhores razões e outra pelas piores.
A 11 de junho de 1978, a tarde foi de enorme festa nas Antas, onde o FC Porto se sagrou campeão, 19 anos depois (não vencia desde 1958/59), ao golear o Sporting de Braga por 4-0, com tentos de Oliveira, Octávio e Gomes (dois).
Bem mais tarde, a 21 de agosto de 1994, o resultado também foi uma vitória, por 2-0, a abrir o "nacional" de 1994/95, mas, para a "lenda", esse encontro entrou com o último de Rui Filipe, que até marcou e morreria uma semana depois, vítima de acidente de viação.
Em termos individuais, destaque para "omnipresença" goleadora do "bi-bota de ouro" Fernando Gomes: marcou em oito jogos, entre 1976/77 e 88/89, num total de 12 golos.
in "record.pt"

Sem comentários: