sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FC Porto pode somar 50.º jogo consecutivo sem perder

O FC Porto chegará ao 50.º jogo seguido sem perder na Liga se pontuar na recepção ao Sporting de Braga.
Nos derradeiros 49 encontros a contar para a principal prova do calendário luso, os “dragões” apresentam o notável balanço de 42 vitórias e sete empates.

O longínquo dia 28 de Fevereiro de 2010, marca o último desaire dos “dragões” no campeonato, mais precisamente em Alvalade, onde perderam por 3-0, com o Sporting, na 21.ª jornada do campeonato 2009/2010.

Yannick Djaló, o russo Izmailov, e Miguel Veloso selaram, com golos aos seis, 45 e 47 minutos, o desaire do “onze” comandado por Jesualdo Ferreira.

Depois desse encontro, o FC Porto vai numa série de 49 consecutivos sem perder, curiosamente, com começo e final, para já, em empates com o Olhanense, o primeiro no Dragão (2-2, a 6 de Março de 2010) e o segundo em Olhão (0-0, a 5 de Novembro de 2011), onde Hulk falhou uma grande penalidade.

Após o primeiro empate com os algarvios, o FC Porto venceu os oito encontros seguintes, incluindo um 3-1 caseiro ao Benfica, que impediu os “encarnados” de selarem o título em pleno Dragão (viriam a conquistá-lo na Luz frente ao Rio Ave).

Depois, já com André Villas-Boas no lugar de Jesualdo Ferreira, os portistas cumpriram um memorável trajecto na Liga 2010/2011, que concluíram sem um único desaire.

Um empate em Guimarães (1-1), um segundo em Alvalade (1-1) e um terceiro na recepção ao Paços de Ferreira (3-3) juntaram-se a 27 vitórias e permitiram ao FC Porto igualar o feito do Benfica, de Jimmy Hagan, que se sagrara campeão invicto em 1972/73, então com 28 triunfos e apenas dois empates.

Entre os triunfos, destaque para os dois conseguidos face ao então campeão Benfica: 5-0 no Dragão, a maior vitória de sempre sobre o rival no campeonato, e 1-2 na Luz, que permitiu selar o título em plena casa dos “encarnados”.

Depois de uma época de fábula, também com as conquistas da Liga Europa, Taça de Portugal e Supertaça, André Villas-Boas rumou ao Chelsea e o seu adjunto Vítor Pereira foi o escolhido para sucessor e tem mantido o registo intocável.

O FC Porto já ostenta as mesmas quatro derrotas do que em toda a época 2010/2011, mas estas aconteceram na Liga dos Campeões (Zenit e APOEL), Supertaça Europeia (Barcelona) e Taça de Portugal (Académica).

No campeonato, e após 10 jornadas, os “dragões” ainda não perderam, tendo já cedido, porém, os três empates da temporada transacta, ao falharem os triunfos face a Feirense (0-0 em Aveiro), Benfica (2-2 no Dragão) e Olhanense (0-0). 

in "publico.pt"

Sem comentários: