domingo, 4 de dezembro de 2011

Dragão nunca falha no mata-mata caseiro

Nas três vezes em que chegou à última jornada a depender apenas de si para se apurar para a fase seguinte da Champions, e teve o benefício do factor casa, o FC Porto conseguiu o resultado indispensável. Além dessas, apurou-se também em 2004/05, mas por ter beneficiado do resultado do outro jogo do grupo.
Em 2001/02, a equipa então orientada por Octávio Machado tinha de ganhar ao Rosenborg, para se defender do Celtic. Pena marcou o solitário golo da vitória. Já no Dragão, em Dezembro de 2004, Víctor Fernandez conseguiu derrotar o Chelsea de José Mourinho. Diego e McCarthy marcaram na vitória por 2-1, que valeu a ultrapassagem ao Paris Saint-Germain, que à mesma hora perdia com o CSKA de Moscovo. Essa é a tal ocasião em que os dragões não dependiam apenas de si. Seguiu-se o Arsenal, em 2006/07: um empate bastava e, por isso, o 0-0 satisfez, embora a vitória elevasse a equipa ao primeiro lugar. Na época seguinte, novo apuramento complicado. Era obrigatório pelo menos empatar com o Besiktas, mas Quaresma e Lucho garantiram o triunfo por 2-0.
Além destes quatro jogos, o FC Porto também ganhou ao Ajax em 1998/99, mas isso não bastou, pois o Dínamo de Zagreb empatou com o Olympiacos e seguiu em frente. A título de curiosidade, refira-se que fora de casa os dragões não têm sido tão bem sucedidos quando chegam à última jornada em posição delicada. Contra Artmedia (2005/06) e Aalborg (1995/96) não conseguiram passar.

Bracali e Defour com sortes diferentes

O Zenit não é um adversário totalmente estranho para boa parte dos jogadores do FC Porto, nem no capítulo dos jogos decisivos com os russos. Bracali, por exemplo, só tem boas recordações. Em 2009/10, então com as cores do Nacional, o guarda-redes brasileiro foi empatar a São Petersburgo a um golo, depois de vencer na Choupana por 4-3, um jogo em que Rúben Micael, ex-jogador dos azuis e brancos, marcou até um golo.
Menos sorte teve Defour, que acabou eliminado da Taça UEFA. Em 2007/08, o Standard de Liège, então orientado por Michel Preud'homme, ex-guarda-redes do Benfica, empatou em casa a um golo com os russos, antes de ceder por 3-0 em São Petersburgo.
Agora, com a recepção ao Zenit, no Estádio do Dragão, Defour poderá ter a oportunidade de se desforrar, ele que foi titular no último encontro com o Braga e alimenta boas hipóteses de repetir o feito neste encontro decisivo.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: