domingo, 18 de dezembro de 2011

O FC Porto um a um

A ESTRELA

Cristian Rodríguez 7
A melhor resposta foi dada com um golo de ouro

Entrou com o gás todo, com uma vontade tão irresistível que não conseguia dosear as bolas em condições. Aquele nervoso miudinho para pegar no jogo compreendia-se, depois do caso que se gerou entre ele e o treinador após o jogo com o Braga. O Cebola tinha concentrado em si as atenções e a chamada para este jogo provou que o caso estava digerido. Cabia-lhe dar a resposta; e ele deu. Tentou envolver-se em tudo o que mexeu lá na frente, procurou a bola, abriu espaços, mas foi preciso a colaboração de Belluschi para marcar um golo e dar a resposta que se impunha.


Helton 5
Passou praticamente o jogo todo como espectador, mas teve direito a um susto quando Danilo Dias, aos 78', atirou à barra.

Maicon 5
Teve uma abordagem pragmática aos lances defensivos, cumprindo sem excessos. A atacar, evidenciou as limitações normais.

Rolando 6
Esteve mais seguro e sereno, ganhou praticamente todos os lances e ainda tentou ir lá à frente marcar.

Otamendi 5
A jogada em que perdeu o lance em velocidade para Danilo Dias ficou na retina. No segundo golo, foi importante a estorvar Briguel.

Álvaro Pereira 6
Teve mais espaço para explorar as subidas pelo seu flanco, mas nem sempre esteve bem a cruzar. Envolveu-se bem em alguns lances que desequilibraram e empurrou a equipa para o ataque.

Fernando 7
É impressionante a facilidade com que cobre o campo inteiro, acorrendo a todas, apagando pelo caminho pequenas ignições. Terminou a lateral-direito, com a equipa em vantagem, e despede-se do ano em grande forma.

Belluschi 7
Imperdoável o lance (33') em que surge isolado perante Peçanha e é incapaz de marcar. Pouco depois sofreu falta para grande penalidade. Esteve infeliz também no remate, mas acabou por desequilibrar a defesa insular com a tabela que rasgou espaço no primeiro golo.

João Moutinho 7
A bola nos pés dele parece que ganha olhos; leu muito bem o jogo e construiu lances atrás de lances que não tiveram o devido aproveitamento. Mas o seu trabalho foi importante para manter o Marítimo sob pressão.

Djalma 6
Nem sempre ligou o jogo como devia, porque hesita nos tempos de entrada. Sem Maicon, foi ele o lateral-direito. A equipa ganhou asas por aquele corredor e tirou mais partido dos seus cruzamentos.

James Rodríguez 5
Criou um par de calafrios à defesa madeirense, com passes de morte e jogadas de envolvimento, até sair lesionado na sequência da entrada de Roberge.

Hulk 6
Não foi aquele jogador exuberante que se conhece, mas não deixou de tentar perfurar a defesa em tabelas ou através de iniciativas individuais. Ofereceu uma bola para golo (58') a Kléber, mas sem reposta à altura.

Kléber 5
Teve duas oportunidades: na primeira, tocou de calcanhar um cruzamento de Hulk, mas saiu ao lado; depois viu Peçanha (77') negar-lhe o golo com a defesa da noite. Está em maré de azar e precisa de marcar para recuperar confiança.

Iturbe 5
Estreou-se no Estádio do Dragão e sentiu o calor do público, que promete andar com ele ao colo durante esta fase de adaptação. Foi dele o cruzamento bem medido para a cabeça de Kléber.

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

O FC Porto alcançou ontem uma importante vitória antes da pausa de Natal e Ano Novo, que lhe permitiu reforçar a posição de líder.

Antes do início da partida houve a merecida homenagem à Diva dos Pés Descalços, Cesária Évora, grande portista, que em alguns concertos por esse mundo fora envergava o cachecol azul e branco.

O jogo iniciou-se com um Porto de ataque, que sabia bem o que queria da partida.
O miolo do nosso meio-campo estava em grande nível.
Fernando com uma pressão alta, não permitia ao Marítimo sair. Moutinho fez na minha opinião o melhor jogo da época, sempre muito bem a construir lances ofensivos. Belluschi apareceu uns furos acima das suas exibições anteriores, tendo o argentino efectuado uma excelente segunda parte.

Cedo poderíamos ter alcançado o golo, mas Peçanha foi impedindo que a bola entrasse.
Também a nossa inépcia não permitiu o golo mais cedo ... inacreditável a perdida de Belluschi. Também Duarte Gomes, um péssimo árbitro, deixou por marcar um penalti claro sobre Belluschi.
Mas os nossos atletas não se deixaram ir abaixo, e VP através das alterações operadas, manteve a equipa dinâmica, pelo que o golo surgiu naturalmente.

O resultado foi escasso face ao jogo produzido. Mais uma vez fica provado que nos falta um goleador.

Nota positiva para Djalma, que táticamente é um jogador disciplinado, trabalhador e sério. Penso que dada a qualidade das nossas alas, Djalma não tem espaço de manobra na equipa, porém ontem surpreendeu me a sua adaptação a defesa direito. Se VP trabalhar o angolano, quem sabe não estará ali um bom defesa direito, pois como disse tem qualidade técnica e tática.

Nota também positiva para Iturbe, um jovem de quem esperamos muito. Trata-se de um jogador irreverente que não tem medo de partir para cima do adversário. Pode ser em 2012 a nossa grande arma.

Agora com a reabertura do mercado de inverno, vamos aguardar o desejado ponta de lança, para que possamos atacar 2012 com redobrado optimismo.

Abraço

Paulo