domingo, 18 de dezembro de 2011

O Tribunal de O JOGO

Um erro a penalizar o FC Porto

Duarte Gomes cometeu um erro a penalizar o FC Porto. Esta é a decisão, unânime do colectivo de juízes do Tribunal de O JOGO. Todos consideram que, aos 35', havia motivos para assinalar grande penalidade por falta de João Luiz sobre Belluschi. De resto, o internacional de Lisboa é elogiado por todos os outros julgamentos feitos, mormente nos lances que determinaram a expulsão de Roberge.

Momento mais complicado

35'
Há motivos para assinalar grande penalidade por alegada falta de João Luiz sobre Belluschi?
Jorge Coroado
-
Há pois. João Luiz foi intempestivo e imprudente na abordagem do lance, chocando com Belluschi e com a perna esquerda ajudou-o a cair. O árbitro talvez não tivesse o melhor ângulo, mas o assistente Venâncio Tomé, que em outras ocasiões também esteve mal, tinha obrigação de ver.
Pedro Henriques
-
É um lance no limite do contacto físico e de difícil análise em movimento rápido, mas na repetição vê-se que João Luiz entra de forma imprudente sobre Belluschi, acabando por o carregar, empurrar e derrubar.
Paulo Paraty
-
Com a colaboração da televisão é notório que João Luiz abalrroa (empurra) Belluschi que se tinha apoderado da bola. O árbitro assistente terá também dado o seu
contributo nesta decisão.
Outros casos
40'
Correcta a decisão de mostrar
cartão amarelo a Roberge por falta sobre João Moutinho?
41'
É justo o cartão amarelo, o segundo, exibido a Roberge na sequência de uma entrada sobre James?
54'
Briguel comete, na sua área, falta sobre Djalma passível de grande penalidade?
Jorge Coroado
+
Roberge derrubou João Moutinho depois de este o ter ultrapassado. A acção foi objectiva e deliberada e justificou a punição com cartão amarelo.
+
Mais do que justo. Se fosse vermelho nada se perdia. Roberge entrou de sola e com a sola atingiu o adversário. O árbitro cumpriu a missão pela metade.
+
Não houve qualquer motivo que justificasse dúvida ou reclamação neste lance. Correcta a intervenção do árbitro
ao deixar prosseguir.
Pedro Henriques
+
Roberge foi advertido por uma entrada imprudente sobre João Moutinho. Na ocasião pontapeou os joelhos do médio portista.
+
Roberge é correctamente expulso, por acumulação de amarelos, na sequência de uma entrada imprudente, em tackle deslizante, e fora de tempo sobre James.
+
Não. Correcta a decisão do árbitro em não assinalar grande penalidade, pois apenas houve contacto físico, normal e sem infracção, entre Briguel e Djalma.
Paulo Paraty
+
O cartão amarelo é correcto, pois Roberge, para além de imprudente na rasteira, vinha infringindo com
persistência as leis de jogo.
+
O tackle de Roberge, para além de desnecessário, é absolutamente imprudente. Duarte Gomes não tinha outra alternativa.
+
Há um confronto corporal entre Djalma e Briguel, acabando Djalma por se desequilibrar e cair. Bem Duarte Gomes em não intervir.

Apreciação global

Jorge Coroado
Em jogo de sentido único, o árbitro foi obrigado a manter olhos bem abertos, apesar de um erro que podia ter tido influência, como foi o caso aos 35'. Na disciplina até podia ter sido mais exigente.

Pedro Henriques
Duarte Gomes esteve seguro e bem coordenado com os assistentes, acompanhando os lances de perto. Cometeu, porém, alguns lapsos que não tiveram influência no resultado.

Paulo Paraty
O trabalho de Duarte Gomes e seus colegas ficará sempre recordado pela grande penalidade por assinalar, mas foi, para além disso, muito mais valioso e competente.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: