domingo, 29 de janeiro de 2012

Souza vai fazer de Polvo

Souza vai a jogo em Barcelos no lugar do castigado Fernando, repetindo a titularidade contra o Gil Vicente. Na primeira volta do campeonato, Souza beneficiou da indecisão quanto ao futuro do Polvo e foi aposta inicial nas primeiras jornadas. Depois, perdeu com naturalidade o espaço na equipa para o seu compatriota. Esta noite, volta às escolhas porque Vítor Pereira optou pela via mais conservadora: vai fazer troca por troca e não mexe na estrutura do meio-campo. Mais à frente estarão João Moutinho, que também era candidato à posição de Fernando (o que obrigava a que alguém o rendesse mais à frente), e Defour.
Esta é, aliás, a única alteração prevista no onze para Barcelos, tendo em conta o último jogo. Hulk bem tentou, mas não recuperou a tempo, pelo que o ataque ficará entregue a James, Varela e Kléber. Na defesa, também não há mexidas porque o treinador considerou que Maicon, fortemente elogiado pelo treinador no final do jogo com o V. Guimarães, merece continuar no lado direito, mantendo Danilo no banco de suplentes.
Além disso, a boa exibição do Gil Vicente no Estádio da Luz ajudou a convencer Vítor Pereira a não mexer na estrutura da equipa mais do que é obrigado pelos cinco cartões amarelos acumulados pelo Polvo.
E essa alteração de Fernando por Souza começou a ser preparada ainda no decorrer do jogo com os vitorianos. Pouco depois de James fazer o 3-1 diante do V. Guimarães, que descansou os adeptos portistas, Vítor Pereira deu ordens para Souza entrar porque Fernando tinha visto o amarelo aos 58' e estava fora da deslocação a Barcelos. Porém, não foi o Polvo a sair. A escolha recaiu em João Moutinho, poupando-o da parte final do encontro. Em todo o caso, a entrada do brasileiro foi, precisamente, a pensar no Gil Vicente.
O FC Porto tem várias jogadores entregues aos cuidados do departamento médico (Hulk, Sapunaru, Guarín e Alex Sandro), além de Djalma estar na CAN e de Fucile já ter ido para o Santos. Por isso, foi com alívio que o treinador recebeu luz verde dos médicos para convocar Cristian Rodríguez, que rende Fernando na lista.
Na prática, foram chamados todos os jogadores de campo disponíveis no plantel principal e, mesmo assim, foi preciso manter o goleador dos sub-19, Vion, para que esta noite possa inscrever 18 elementos na ficha do jogo. O avançado francês repete a presença no banco de suplentes, aguardando que as incidências da partida permitam a sua estreia, o que faria dele o 25º jogador utilizado por Vítor Pereira no campeonato em pouco mais de metade da prova.

Belluschi para dar mais poder de fogo

Belluschi é a principal alternativa que Vítor Pereira terá a seu lado no banco. O argentino está de saída do FC Porto, mas foi convocado e pode ser chamado ao jogo, não para se despedir do clube, mas para alterar a dinâmica do meio-campo, aproximando-o mais da área contrária e acrescentando-lhe poder de fogo. Belluschi é o médio que mais remata no FC Porto, mas esta época a pontaria não tem estado muito afinada: só fez um golo, ao Setúbal, em partida da quarta jornada.

Polivalência de Danilo é trunfo a ter em conta

Ainda não será desta que Danilo tem entrada directa no onze. O reforço foi contratado para lateral-direito, mas Maicon tem dado conta do recado e merecido elogios do treinador, que não encontra justificação para o tirar da equipa. Assim, Danilo terá de se contentar com o banco. No decorrer do jogo poderá entrar para dar profundidade ao lado direito, numa troca directa, ou para o meio-campo, como aconteceu na recepção ao Guimarães. E o brasileiro pode fazer praticamente todas as posições por lá.

Em busca de melhor série da época

O FC Porto procura dois recordes em Barcelos. Desde logo, pode igualar o maior número de jogos sem perder no campeonato, que são os 56 do Benfica de John Mortimore. Além disso, pode conquistar o quarto triunfo consecutivo (depois de ganhar ao Guimarães, Estoril e Rio Ave), o que ainda não aconteceu com Vítor Pereira. Esta é a segunda série de três vitórias seguidas. O empate em Alvalade interrompeu a anterior.

Kléber joga hoje os últimos trunfos

A lesão de Hulk permite que Kléber repita a titularidade pelo terceiro jogo consecutivo e confere-lhe mais uma oportunidade para negar a evidência de que o FC Porto precisa de mais um ponta-de-lança. Estes poderão ser os últimos trunfos jogados pelo ex-Marítimo como titular. Se não responder com os golos que não consegue marcar há sete jogos, fica sem argumentos para evitar o regresso ao banco de suplentes.
Depois do Gil Vicente tudo mudará. No próximo fim-de-semana até há Taça da Liga, mas o enfoque é, naturalmente, o campeonato. Kléber jogará, ao lado de todos os outros suplentes, contra o Setúbal. Mas a 12 de Fevereiro, na recepção ao Leiria, já para a Liga, Hulk tem tudo para se voltar a fixar no meio. Nessa fase já estará recuperado, mas dificilmente voltará a ser extremo, embora seja essa a sua preferência e também a de Vítor Pereira. É que James está em grande forma, Varela é aposta forte para a segunda metade da época e Cristian Rodríguez recuperou e está disposto a manter o bom momento que vivia quando se lesionou. E ainda há Djalma, que salvo a presença de Angola nas meias-finais da Taça das Nações africanas, já estará em Portugal. Kléber é visto como o elo mais fraco do ataque e se entretanto não provar o contrário, é naturalmente o primeiro a cair.
Além de última, esta é também uma oportunidade de ouro para voltar a marcar. Isto porque vai jogar longe do Dragão e dos assobios que o têm incomodado e pressionado, segundo relatos dos amigos que com ele têm conversado. Se só num clima de total paz e serenidade Kléber conseguirá retomar o nível do Marítimo ou aquele com que começou a época, então Barcelos é o local ideal. O FC Porto terá quase 10 vezes menos adeptos do que contra o Guimarães.

Falta de confiança nota-se como nunca

Estatisticamente, os últimos jogos de Kléber revelam a falta de confiança que também se nota a olho nu. Contra o Guimarães, o jogador ficou, pela segunda vez esta época, abaixo dos 50% de passes certos. Foram apenas 10 num total de 21 tentados, a contribuírem também para um registo global de 59% de acerto desde que perdeu o lugar, contra 66% da fase em que era titular. Ao jogar menos minutos, os remates também são cada vez menos: 1,5 de média contra os anteriores 2,83. Mas, contra o V. Guimarães, não se pode queixar de falta de tempo: foram 90 minutos em campo para apenas um ensaio.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: