domingo, 8 de abril de 2012

Vitor Pereira: "Um passo importante e um belíssimo jogo"

Tal como a expressão do rosto de Vítor Pereira, também o discurso que se seguiu ao triunfo que deixou o FC Porto com cinco pontos de vantagem para o Braga não deixaria perceber que se estava na ressaca de um jogo decisivo para a história deste campeonato. "Não creio que seja o jogo do título", referiu o treinador, com uma sobriedade que se estendeu desde a rápida entrevista televisiva em que fez questão de "dar os parabéns às duas equipas pelo belíssimo espetáculo que deram", porque "mostraram que queriam ganhar", até à sala de Imprensa do AXA, onde explicou a razão de uma atitude tão cautelosa, a contrastar com o ambiente em redor. "Continuo com a ideia de que o campeonato será disputado até ao fim, e este jogo comprovou isso mesmo", afirmou, insistindo: "Apenas demos um passo importante. Controlamos apenas os nossos jogos e não podemos controlar os dos outros." Vítor Pereira admitiu que a equipa deu o tal passo com um "belíssimo jogo, aberto", em que "o sucesso passou pelo trabalho coletivo forte".
"Parabéns ao trabalho coletivo", sublinhou Vítor Pereira, que viria a apelar à vontade de "valorizar" apenas esse predicado para dispensar um comentário à fúria de Álvaro Pereira, na substituição: "Ganhámos como equipa e é como equipa que temos de ganhar o campeonato". No entanto, logo a seguir, não hesitou em individualizar a apreciação ao desempenho de Defour, para satisfazer a curiosidade de um jornalista belga. O médio jogou em "funções diferentes das que, habitualmente, lhe são pedidas" e como "taticamente, é um jogador inteligente, conseguiu desempenhá-las", elogiou. A contradição na disponibilidade para avaliar comportamentos individuais foi-lhe apontada no instante seguinte e Vítor Pereira explicou: "Tenho de valorizar aquilo que é o esforço, a qualidade da equipa". Sem acrescentar mais detalhes ao tema, o treinador deu-se por satisfeito com o rendimento da jornada. "O nosso trabalho está feito, continuamos a depender de nós próprios, a controlar a nossa vida no campeonato", referiu, concentrado na "luta árdua" pelo título, que não admite deslizes: "Quem relaxar, corre o risco de se perder pelo caminho".

Hulk

"Título mais fácil? Ainda não ganhámos nada"


Hulk marcou o único golo da noite no AXA, aproximando o FC Porto da renovação do título. O Braga fica agora a cinco pontos de distância. "Acho que o jogo não foi decisivo para a questão do título, embora a vitória tenha contribuído para o FC Porto conseguir chegar ao fim do campeonato em primeiro lugar. Todos os jogadores mereceram os parabéns, os que jogaram de início e também os que entraram", afirmou o avançado brasileiro na "flash interview" após a partida.
O resultado magro foi explicado pelo desempenho e qualidade do adversário. "Acho que defrontámos uma das melhores equipas de Portugal. Ganhar foi mesmo o mais importante num jogo em que soubemos sofrer", resumiu Hulk, que marcou em, Braga, o décimo golo no campeonato, o 15º da época e o terceiro aos arsenalistas (no Estádio do Dragão, apontara dois). Logo depois, o brasileiro voltou a fazer as contas para chegar ao título. "A luta não está fácil. Faltam quatro jogos [Marítimo e Sporting são dois dos adversários], e temos de manter a mesma humildade se quisermos ser campeões. Ainda não ganhámos nada", frisou, acrescentando que ontem apenas foram "conquistados três pontos importantes" na luta com Benfica e Braga.

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Foi uma grande vitória do nosso Porto.

Fomos tudo aquilo que temos de ser para ser campeões.

O nosso meio campo esteve fantástico quer domínio quer no controlo do jogo.

Se encararmos todos os desafios até final com igual afinco e vontade, por certo seremos campeões.

De lamentar a atitude do Palito que está a atravessar uma fase menos boa do ponto de vista psicológico.
No jogo de Braga tudo lhe correu mal. Não vamos dramatizar uma situação, que já terá sido tratada internamente pelos seus colegas e equipa técnica.

Abraço e boa semana

Paulo