quarta-feira, 23 de maio de 2012

Basquetebol: Benfica ganha título no Dragão Caixa


 Antes de mais devo dizer que o FC Porto mereceu perder.

Vi os 5 jogos, e antes de falar deste devo dizer que os 2 que perdemos independentemente da diferença minima no resultado, se deveram á efectividade defensiva dos adversários e em contra ponto nós não fomos tão agressivos e acertivos.

Mas tudo bem, conseguimos no passado domingo empatar a eliminatória. Se bem que na minha consciencia estavamos a jogar no fio da navalha, isto é ... não ha solidez, não ha atitude, não ha jogar á Porto, jogamos com "fogachos"   ... digo isto porque por exemplo sinto o mesmo relativamente á equipa de hoquei ... quer numa quer noutra temos jogadores experientes, que são os melhores a nivel nacional e internacional (basta falar de Edo, Reinaldo ou Pedrito Gil no hoquei e Carlos Andrade, Marçal, Rob ou Stempim no Basquet) e comparando por exemplo com o Andebol de Obradovic ... não ha hipotese, no andebol ha solidez apesar até do MVP do campeonato (que joga a ponta na selecção ... scolari 2) ter 21 anos. Nas 3 modalidades somos os melhores, e contra factos não ha argumentos, mas este ano pelos vistos só no andebol é que interiorizamos isto.

Como é possivel recuperarmos os 11 pontos de desvantagem para 2 e para um e falharmos em passes simples não vi a estatistica mas certamente tivemos algo como 15 ou 20 turnovers ... o que é uma demonstração clara de como a bola queimava na mão dos jogadores do Porto. Como é possivel com 2200 adeptos dedicados e apaixonados a puxarem pelo clube do principio ao fim estarmos a tremer na linha de lance livre ... eu não percebo nada de basquetebol apesar de ja ver ha 40 anos, mas com é que com 2 postes como o Rob e o Greg, a bola não entra dentro para o um contra um e se este tiver fechado joga fora no Ze, ou no Miguel, ou o Carlos os o Marçal ... para os 3 pontos ???? as vezes o simples é o mais facil.
Estava a ouvir os comentarios do Rui Santos (que conheço de outros carnavais)  e lembrei-me dessas equipas que ele liderava que jogavam os melhores do principio ao fim, e eventualmente um ou outro vinham ao banco descansar.

Fomos buscar um americano para jogar a final e sinceramente mais valia estarmos quietos e poupar o dinheiro porque o rapaz não trouxe nada de novo ... 

Gosto do Moncho, por tudo e mais alguma coisa, é inteligente, é portista e portuense, apesar de vir de espanha ...  dizem que tem 30 sistemas de jogo e ouvi o Miguel Miranda a dizer ... o slm tem um orçamento superior mas nós temos o Moncho ... agora acho que ele falhou !!! tivemos mais do que tempo para preparar a final, não jogamos as meias finais em virtude da desistencia dos insulares e mesmo assim parece trememos em todos os jogos com o culminar da derrota no 5º jogo em nossa casa.

Os adeptos não mereciam ... mas pronto não ha volta a dar ... ha que começar a preparar a proxima epoca e recuperar o titulo.

Um abraço

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa noite

Ontem, fizemos um jogo mais com coração de que com razão, e por esse motivo os turnovers, essencialmente no 2º. período, sucederam-se, não tivemos discernimento, falhamos cestos incríveis, o jogo colectivo e individual eficaz e eficiente foi inexistente, e com naturalidade o Benfica cavou um fosso de 11 pontos, com que partiu para o intervalo.

Em meia parte do jogo fazer 21 pontos, é muito pouco para uma equipa que ambiciona o título. No 2º. período fizemos 4 pontos!!!

No 3º. período entramos agressivos e conseguimos aproximar-nos no marcador, com os visitantes a demonstrar nervosismo e também a cometer turnovers.

No 4º. período, ambas as equipas cometeram erros atrás de erros e quando nós com um triplo ficamos a um ponto, e a esperança da reviravolta veio à tona, eis que o Benfica na resposta tem a sorte do jogo e responde com outro triplo por Doliboa.

Até final do jogo foi mais do mesmo, com o triplo de João Santos a segundos do fim a colocar-nos a 1 ponto, mas o nervosismo e os erros infantis voltaram a suceder, e quando deveríamos cometer falta rápida, fomos impotentes e permitimos ao Benfica selar o jogo com mais dois pontos.

Foi um mau jogo de basquetebol, não pela derrota do FC Porto, mas pela qualidade. Venceu a equipa que teve mais discernimento e menos nervosismo.

De facto como disse uma ocasião o nosso ex treinador Alberto Babo, os norte-americanos é que marcam a diferença.
Ora, o Benfica conta nas suas fileiras com norte-americanos de qualidade inegável, enquanto o FC Porto só tem um de qualidade, Stempin, e outro que escapa o Johnson, o que é muito pouco para se vencer campeonatos.
Na época passada Ogirri e Terrell eram de qualidade e por conseguinte o plantel tinha mais valor e sagrou-se justamente campeão nacional, este ano falhamos nas contratações dos norte-americanos e perdemos o campeonato.

Vergonhosa a actuação do treinador visitante que merecia um enxerto de porrada.
A derrota de ontem não apaga a excelente época regular da equipa, e um abraço de força à equipa.

Vencemos a Supertaça, Taça da Liga e Taça de Portugal. E para o ano há mais!!!

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.pt