quarta-feira, 23 de maio de 2012

Esta é a final que não tem favorito

Quem ganhar esta noite merecerá ser campeão nacional de basquetebol. Dito assim parece uma verdade lapalissiana, mas esta será a forma mais apropriada para definir a emoção que marcará o quinto e último jogo da final da Liga Portuguesa, entre FC Porto e Benfica, este ano mais equilibrados do que nunca. Os campeões nacionais poderão estar ligeiramente acima ao medir-se o favoritismo, pelo simples facto de jogarem num Dragão Caixa que ontem esgotou os seus 2209 lugares em apenas uma hora. "Era mais difícil jogar nas Antas do que na Luz. No bom sentido, as pessoas do Porto são mais ferrenhas", recordou José Carlos Guimarães, que representou os dois clubes, embora seja mais relacionado com os encarnados.
Se a pequena loucura que se viverá hoje no pavilhão não inclinar a balança, será realmente impossível descobrir o que decidirá. O FC Porto foi mais forte na fase regular e leva ligeira vantagem pontual se fizermos a média dos quatro primeiros jogos do play-off (74-71), mas é o Benfica que fica à frente no somatório dos muitos encontros da época entre ambos. Se o coletivo portista tem compensado a valia individual dos benfiquistas, também não é por aí que se obtêm respostas: ainda nenhum jogador se destacou e torna-se difícil indicar o MVP das finais. Ou seja, será a terceira decisão consecutiva entre os dois maiores clubes do basquetebol nacional, mas bem mais equilibrada do que as dos anos anteriores, que por sinal também valeram um título a cada lado.
"É uma rivalidade benéfica para o basquetebol português", diz Pedro Miguel, outro dos que vestiram as duas camisolas e para quem os múltiplos confrontos devem ser encarados como "saudáveis". Muito experiente, o antigo base diz que o Benfica vai encontrar um "ambiente infernal", mas que os seus jogadores "são muito experientes". O que não impede a sua conclusão: "Haverá nervosismo". José Carlos Guimarães vai mais longe. "É um ambiente de tensão. Está em causa o trabalho de uma época, a nossa imagem, a melhoria dos nossos contratos", diz, dando a entender aquilo que outro jogador, Rui Mota, conclui: "Não será um jogo de muitos pontos. Com os nervos, vencerá quem for mais frio." Mas quem deixa a sentença final é o agora técnico rival Fernando Sá: "Estão as duas equipas de parabéns, são ambas merecedoras do título e justas vencedoras." Sá fala no plural, mas só uma será vencedora. Só que isso ninguém sabe... 

"Era bonito descerrar a bandeirinha do bi"

R.G.
São várias as razões que levam Moncho López a desejar muito a conquista do título, nada mais natural, mas uma das que enumerou ontem não deixa de ser curiosa. "Gosto muito de saber que o pavilhão já está esgotado, as pessoas gostam das modalidades, que têm conseguido grandíssimos resultados. Nós, entre aspas, somos a mais pequena, somos a que vai atrás em número de títulos consecutivos e todos temos consciência de que era bonito fazer o bicampeonato. Pela história do clube, sentimos que estamos um pouco em dívida com a nossa organização. Era bonito descerrar a bandeirinha do bi".
Um discurso azul e branco, de um técnico espanhol que já assumiu o portismo, mas que sabe também reconhecer o potencial do adversário e as dificuldades que o FC Porto enfrentará para chegar ao fim mais feliz. "É uma equipa fortíssima, com dois elementos de qualidade em cada posto, que ataca bem, que tem condições físicas muito boas e que já demonstrou que nos pode vencer". Mas, ainda que Moncho saiba que "o Benfica acredita que poderá vencer, pois já o conseguiu esta época", lembra: "Nós também sentimos que podemos ser campeões cá, porque já fomos e o fator campo neste tipo de jogos é decisivo. Precisamos da energia dos nossos adeptos." 

"A vontade será o mais importante"

R.G.
"Pressão? Não, este é o jogo que todos querem jogar e, se houver pressão, haverá para as duas equipas, as duas jogarão para o mesmo objetivo", disse José Costa no lançamento da negra desta noite.
"Se fizermos o que fizemos lá, na Luz, vamos ganhar o jogo", referiu ainda o base portista, considerando: "A enchente que se vai registar vai dar-nos ainda mais força e eu tenho a certeza de que a vontade de vencer será mais o mais importante." 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: