domingo, 27 de maio de 2012

Mangala encara época decisiva


Mal percebeu que o estavam a contactar de Portugal e que o tema era Mangala, Erick Mombaerts, selecionador dos sub-21 franceses, disparou de pronto: "Não jogou muito." Ficou claro que esse era o problema principal para ele, que lamentou, a O JOGO, o momento que marcou em definitivo o percurso do central: "Na melhor fase da época, teve o azar de se lesionar e perder o comboio." Mangala acabou como quarta opção para o eixo da defesa, o que, sem ser alarmante, não deixa de preocupar. "É uma situação que se pode tornar um inconveniente ou até ser incómoda para ele no futuro", apontou Mombaerts.
Mas, no fundo, a questão que se colocou com Mangala no FC Porto não foi muito diferente da que se verificou com outros craques dos bleus. "Sim, não foi diferente do que aconteceu a Varane, no Real Madrid, ou a Francis Coquelin, no Arsenal. Optaram por dar seguimento às suas carreiras em grandes clubes e tiveram de enfrentar o problema da concorrência - o que não deixa de ter os seus aspetos positivos - e de contextos em que é necessário ter muita paciência e saber esperar pelo momento certo para entrar na equipa, quando se é jovem e se procura um espaço de afirmação", frisou.
A falta de experiência de Mangala, quando comparado com Rolando, Maicon e Otamendi, acabou por se revelar decisiva para uma menor aposta de Vítor Pereira, mas isso até era de esperar, diz Mombaerts. "Acredito que quando o contrataram, sabiam que era um investimento que não ia começar a render de um dia para o outro, até porque os outros centrais são internacionais. Apesar das qualidades de Mangala, não me parece que o FC Porto estivesse à espera de que ele chegasse e se impusesse na defesa. O plantel é muito competitivo, e Mangala teve de aprender a gerir isso tudo sem deixar de continuar a evoluir", explicou.
Mesmo não sendo utilizado com a regularidade desejada, a equipa técnica francesa nunca deixou de o acompanhar: "Tenho a certeza de que poderá dar mais. Acredito que, mesmo tendo jogado pouco, Mangala tenha feito o suficiente para que percebecem que tem grandes qualidades e foi uma aposta acertada. Pela nossa parte, vamos usar o estágio para os jogos com o Cazaquistão e a Letónia para lhe devolvermos o melhor ritmo."
Promessas que segundo o empresário do jogador, Fabrizio Ferrari, também são extensíveis ao FC Porto, pois diz ter recebido, de Antero Henrique, a garantia de que a próxima época será de afirmar: "Vai ganhar a aposta que fizeram nele."

Está a treinar com o Eupen


Enquanto não chegam os jogos pelos sub-21 franceses, marcados para junho, Mangala pediu a Luciano D'Onofrio para treinar com o Eupen, equipa da segunda divisão da Bélgica. Desde a passada semana que o central vem trabalhando com aquele clube.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: