sexta-feira, 6 de julho de 2012

FC Porto: e se a galinha dos ovos de ouro for Moutinho?

Meia Europa quer o médio que brilhou no Euro 2012 e poderá afinal, ser ele a grande transferência dos dragões neste defeso...

Manchester United, Chelsea, Liverpool, Tottenham, Paris Saint-Germain... Há meia Europa atrás de João Moutinho e, depois das prestações do internacional português no Euro 2012, será muito difícil ao FC Porto segurá-lo. Quem sabe se o pequeno grande jogador não será mesmo a grande transferência do defeso dos dragões...

Hulk já foi dado como certo fora do FC Porto, mas nos últimos tempos as especulações do mercado concentram-se em Moutinho. Sobretudo fruto da sua boa prestação no Euro 2012, onde chegou às meias-finais com a Seleção Portuguesa. O médio de 25 anos foi um dos jogadores que se valorizou consideravelmente com o Campeonato da Polónia e da Ucrânia, e interessados no seu passe não faltam.

Os 100 milhões de euros da cláusula de rescisão de Hulk poderão assustar a concorrência, tanto mais em tempos de crise. E Moutinho, cuja cláusula de rescisão é de 40 milhões de euros, parece um alvo mais alcançável. De resto, o médio formado no Sporting não parece saber jogar mal, o que o transforma num investimento mais seguro, enquanto "O Incrível" depende mais dos rasgos de inspiração.

Moutinho deixou o Sporting em 2010, saindo como a "maçã podre" de Alvalade por um 11 milhões de euros. Isto depois de ter estado ausente do Mundial da África do Sul, para onde não foi convocado por Carlos Queiroz. Agora, a história pode continuar de forma bem diferente, com o médio a dar o desejado salto para um grande estrangeiro e, já não a preço de saldo, mas por valores que confortariam os cofres do FC Porto. Com tanta concorrência, e conhecendo os dotes negociais de Pinto da Costa, Moutinho poderá até sair por valores superiores aos 40 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Inglaterra parece o destino que poderá ser mais provável, com o United à cabeça - os "red devils" já terão avançado com valores da ordem dos 31 milhões de euros. Mas a entrada de André Villas-Boas no Tottenham poderá complicar as contas de Sir Alex Ferguson, já que o ex-treinador do FC Porto terá definido Moutinho como grande prioridade de mercado, face à possível saída de Luka Modric (que tem sido apontado ao Real Madrid).

Do lado de Hulk, as últimas declarações do seu empresário já foram no tom conformado de quem poderá ter que esperar por outra altura para se aventurar por campeonatos maiores. No início de junho, Theodoro Fonseca admitiu que o avançado poderá ficar no Dragão, frisando que "a prioridade é do FC Porto". Uma mudança de discurso determinante, depois de em maio ter afirmado com todas as letras que o jogador queria "disputar uma liga um pouco mais competitiva".

Perante os factos, não seria de todo de estranhar que a grande estrela do mercado do FC Porto, neste defeso, afinal acabe por não ser Hulk. Esta parece ser mesmo a vez de João Moutinho!

in "relvado.pt"

Sem comentários: