quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mariano: «Lucho? Muito importante para o balneário»

Antigo companheiro de equipa visitou o F.C. Porto e salientou o caráter e qualidade do médio argentino

Mariano González esteve nesta quarta-feira no Olival. O argentino aproveitou uma visita a Portugal, onde ainda tem casa, para matar saudades do F.C. Porto. Acarinhado por membros do staff e alguns companheiros, Mariano aproveitou a ocasião para desejar boa sorte para a nova época.

«Estou feliz por estar aqui, vim matar saudades e visitar amigos. Quis sentir outra vez o cheiro deste relvado. As pessoas do clube sempre me fizeram sentir bem, deram-me sempre apoio e passei quatro anos muito bons no F.C. Porto dos quais tenho muitas boas lembranças», sintetizou.

Em conversa com alguns jornalistas ao final da manhã, Mariano explicou a ligação sentimental ao F.C. Porto e à cidade.

«As minhas filhas nasceram aqui, arranjei amigos e adaptei-me a uma cidade que é muito bonita para mim. A cidade do Porto está igual, a essência é sempre a mesma», frisou.

Aos 31 anos, o argentino representa o Estudiantes de La Plata mas não esquece quatro épocas de dragão ao peito. «O Lucho deu-me boleia para o Olival, viemos a conversar, e encontrei agora o Otamendi, com quem joguei. Reencontrei muita gente do clube e vi alguns jogadores novos.»

Lucho González partilhou o balneário com Mariano González, saiu para o Marselha mas regressou para conduzir o F.C. Porto ao título. O compatriota salienta a importância de El Comandante.

«O regresso do Lucho foi muito importante. Ele não precisou de adaptação nem de conhecer o clube. A qualidade dele nem se discute e foi importante sobretudo para o balneário. Ele tem uma imagem forte, é um jogador com muita experiência e deu um ânimo importante», afirmou.

«Depois de ganhar tudo, é muito difícil manter»

Mariano González chegou em 2007 e partiu em 2011. Desde então, acompanha o desempenho do F.C. Porto à distância. Como adepto, vibra com o sucesso da equipa. «Sobretudo, conseguiu-se o mais importante que era ganhar a Liga portuguesa. Depois de um ano muito bom com André Villas-Boas, seria sempre difícil manter o nível. Era óbvio que a equipa ia sofrer um bocadinho. Mesmo assim, na fase final conseguiram conquistar o título.»

«Depois de ganhar tudo, é muito difícil manter, como disse. Agora, tudo será diferente. O F.C. Porto é sempre o principal favorito no campeonato, tem demonstrado isso nos últimos anos. Tem jogadores com experiência, que sabem o que fazer para conquistar o título», acrescentou.

Tempo ainda para elogios a Vítor Pereira. Quando Mariano partiu, era adjunto. Agora, arranca para a segunda época como treinador principal.

«Quando saí do Porto, já tinha ido que o Vítor Pereira tinha caraterísticas para ser treinador principal. É uma pessoa que sente muito o futebol, que conhece a história do clube e partilha o mesmo sentimento. Depois de uma época muito boa, seria difícil manter o nível, saliento mais uma vez, mas o Vítor conseguiu ganhar a Liga», concluiu o argentino.  

in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Mariano teve sempre para o Futebol Clube do Porto, palavras de muita simpatia e gratidão. Pelo seu comportamento, deduzo que tem um coração enorme onde cabem todos os sentimentos que fazem dele um amigo para sempre de quem, com ele, tiver o privilégio de conviver.

Volta sempre, amigo. Para ti estará sempre aberta a porta principal do Dragão!