quinta-feira, 26 de julho de 2012

Santa Clara-F.C. Porto, 0-3

Sinais positivos para o futuro do dragão: Jackson Martínez e os miúdos convencem Vítor Pereira

 O F.C. Porto venceu nesta quarta-feira o troféu Pauleta (0-3). Lucho González, Christian Atsu e Castro marcaram os golos da formação portista frente ao Santa Clara, nos Açores. Mais um triunfo, tentos para o registo positivo e baliza imaculada ao longo da pré-temporada. Sinais positivos numa fase de rotação e teste de alternativas.

Vítor Pereira continua a gerir os seus ativos, procurando dar o mesmo tempo de jogo a todas as unidades do plantel. Desta vez, o treinador do F.C. Porto desenhou um ataque com três unidades que despertam imenso interesse entre os adeptos: Iturbe, Jackson Martínez e James Rodriguez.

Fabiano foi novamente titular. O caso do guarda-redes é particularmente curioso. Contratado ao Olhanense como aposta de médio prazo, o brasileiro começou a trabalhar com o plantel enquanto pairava a incerteza em torno de cedências a clubes do mesmo escalão.

As dúvidas foram dissipadas, tudo parecia encaminhado para o previsto empréstimo ao Olhanense mas Fabiano continua no grupo. Os responsáveis do F.C. Porto ficaram extremamente satisfeitos com o desempenho do jovem brasileiro nos testes de pré-época e podem mudar de ideias quanto ao futuro imediato.

Jackson pelos ares

Os principais focos de interesse, de qualquer forma, estavam mais à frente. Depois da obra de arte frente ao Celta de Vigo, Iturbe deu pouco nas vistas. Jackson Martínez, por outro lado, convenceu os adeptos com bom domínio de bola, um segundo toque capaz de desmarcar companheiros de equipa na área e também fortes argumentos no jogo aéreo.

Aos 14 e aos 30 minutos, o reforço do F.C. Porto obrigou Hélder Godinho a intervenções de recursos para parar dois cabeceamentos perigosos. Como cartão de visita, chegou. Saiu ao intervalo.

Ainda antes do primeiro golpe de cabeça de Jackson, Maicon voltou a provar que tem talento natural para bater livres diretos. O brasileiro remata numa mistura de força e jeito. Dessa vez, não deu golo por muito pouco. Já em cima do descanso, na única falha, ficou parado a ver Platini falhar uma grande oportunidade.

Perante um adversário que prepara a participação na Liga de Honra, os dragões conquistaram natural ascendente. O tento inaugural, ainda assim, surgiria na sequência de uma grande penalidade inexistente. O árbitro foi iludido pelo movimento de Pedro Cervantes, mas a bola parece bater nas costas do médio.

Lucho González, chamado à conversão, colocou o F.C. Porto a vencer.

Os portugueses e os miúdos

Vítor Pereira preparara inúmeras alterações para a etapa complementar. Seis caras novas logo após o intervalo, outras cinco ao minuto 65. Pelo meio, o Santa Clara criou mais perigo e surgiram dois/três lances polémicos em ambas as áreas. Nada de particularmente relevante num jogo amigável.

Com os internacionais portugueses em campo, incluindo o regressado Miguel Lopes, os dragões retomaram o controlo do jogo. Kadu ainda brilhou com uma grande defesa e seria outro jovem a marcar. Kelvin recebeu de João Moutinho, cruzou rasteiro e Christian Atsu concluiu de trivela.

Kelvin e Atsu denotaram bom entendimento (natural face à convivência no Rio Ave) e construiram ainda o terceiro golo. Passe do ganês, assistência brilhante do brasileiro que está em crescendo nesta pré-época e conclusão em corrida de Castro. O português, esforçado como é seu timbre, apontou o tento de belo efeito.

ONZE DO F.C. PORTO: Fabiano; Djalma, Maicon, Otamendi e Mangala; Defour, Fernando e Lucho González; Iturbe, Jackson Martínez e James Rodriguez.
Jogaram ainda: Kadu, Sereno, Castro, Atsu, Kelvin, Kléber, Miguel Lopes, Rolando, David Addy, João Moutinho, Varela. 

in "maisfutebol.iol.pt"


FC Porto 3-0 Santa Clara - Jogo Particular... por dragaoazulcom

Sem comentários: