quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Caso Alvaro Pereira: «Não acontece só no F.C. Porto»


Vítor Pereira confirma incidente com o uruguaio num treino mas separa-o do motivo para a ausência dos treinos


Vítor Pereira confirmou que Alvaro Pereira teve um problema durante um treino com um companheiro mas negou que esse incidente tenha alguma relação com o facto de o uruguaio ter deixado de treinar com o grupo. O técnico portista parafraseou a justificação oficial do clube, dizendo que Alvaro está «autorizado a tratar de assuntos pessoais». 

Sobre o caso em si, Vítor Pereira admitiu-o, mas destacou que é algo que acontece de quando em vez. E não só no F.C. Porto. 

«Trabalhamos no limite da agressividade, para ganhar em todos os exercícios. Esta profissao é muito exigente, a exposição mediática é muito grande e os níveis de stress são altos. É uma situação que aconteceu desta vez, não acontece muitas vezes, mas vai acontecendo uma vez por outra. Acredito que também acontecem noutros clubes», afirmou o treinador portista, na conferência de imprensa de antevisão do encontro com a Académica de Coimbra, para a Supertaça. 

O treinador assegurou, também, que o problema foi «ultrapassado na hora», sem nunca revelar com quem aconteceu a discussão mais acesa, embora a notícia do jornal «O Jogo» fale no nome de Kléber. 

«Não ouvi nada de especial que justifique tantas paginas de jornal. Foi normalíssimo, num treino disputado nos limites da competitividade», frisou Vítor Pereira. 

Em relação à ausência dos treinos, o técnico jogou mais à defesa, garantindo, porém que «o episódio disciplinar não tem nada a ver com a autorização para tratar de assuntos pessoais». 

E ainda acrescentou que também não é uma mudança de atitude da sua parte para com os jogadores. Na época passada, recorde-se, Vítor Pereira afirmou que, se tivesse sido duro com os jogadores de início, «teria durado dois meses». O episódio com Alvaro não é uma mudança de paradigma para a nova época, assegura. 

«A experiência de um ano para o outro vai-nos dizendo que independentemente das indefinições que possam existir, umas concretas, outras por expetativas naturais e outras por especulação da imprensa, têm consequência emocional. Mas eu tenho de preparar uma equipa independentemente deste contexto, uma equipa que no sábado possa discutir um titulo», destacou.

Por isso, o técnico diz que o F.C. Porto tem «trabalhado tranquilamente» e que sentiu o grupo «motivadissimo e consciente da importância do jogo» que vai realizar.

Vítor Pereira: «Situação de Jackson Martínez está regularizada»

Certificado já chegou e jogador pode alinhar na Supertaça


O certificado internacional de Jackson Martínez já deu entrada no Dragão e o colombiano poderá ser opção no jogo da Supertaça, com a Académica de Coimbra, já este sábado, se Vítor Pereira assim o entender. 

A confirmação foi dada pelo próprio treinador, na conferência de imprensa de antevisão do encontro: «Jackson? Não tenho indicação nenhuma em contrário. Está disponível. A situação está regularizada.»

O técnico portista não tem por hábito revelar nomes do onze que pretende utilizar, por isso não é certo que o avançado jogue de início, mas é bastante provável atendendo ao que foi a pré-temporada. 

E Miguel Lopes também deverá ser titular, mesmo tendo menos tempo de treino do que os companheiros. A escassez de opções para as alas dita esse destino, embora Vítor Pereira se tenha escusado a confirmá-lo. 

«Temos de esperar para ver se joga o Miguel Lopes, o João Moutinho ou quem seja. É uma avaliação que faço. Tento escolher quem acho que, em termos globais, me transmite confiança para disputar o jogo. Tenho de avaliar técnica, tática e emocionalmente. Tudo misturado, tomo as minhas decisões e vou com elas para a frente», explicou. 

Críticas ao calendário olímpico

O treinador lamentou, ainda, não poder contar com os jogadores que ainda estão nos Jogos Olímpicos, casos de Hulk, Danilo e Alex Sandro. «O calendário não faz sentido nenhum», desabafou. 

«F.C. Porto e Académica vão disputar um título e deveriam poder ter disponíveis todos os jogadores, para apresentarem a melhor qualidade. É um ponto para se refletir. Penso que os Jogos Olímpicos deveriam terminar primeiro do que o arranque da época», defendeu. 

Contudo, Vítor Pereira sublinhou a vontade de ver os seus pupilos chegarem à medalha de ouro. «Temos muito orgulho dos jogadores que lá temos. Esperemos que consigam o ouro olímpico. E merecem estar lá. Mas também nos fazem falta e deviam estar cá, pelo menos, a tempo de os utilizarmos neste final», completou.

Vítor Pereira: «Só duas equipas chegaram a esta final»

Alfinetada nos rivais que falharam objetivos na temporada passada


Vítor Pereira destacou a importância da Supertaça no calendário futebolístico, lembrando o que os dois finalistas da prova tiveram de conquistar para poder disputar o troféu, este sábado, em Aveiro. Em caso de vitória, o F.C. Porto vence a quarta Supertaça consecutiva. 

«É o premiar de uma época vitoriosa, em que vencemos o campeonato. É especial por isso e também por poder ser a quarta consecutiva», começou por dizer, em conferência de imprensa. 

Depois destacou o que as duas equipas fizeram para marcarem presença em Aveiro. «Só duas equipas chegaram a esta final e podem discutir este troféu. Nós porque ganhámos o campeonato e a Académica porque ganhou a Taça de Portugal», recordou. 

«A Académica teve o mérito de chegar aqui porque eliminou vários adversários, entre os quais o F.C. Porto, para chegar à final. Nós vencemos o campeonato e, por isso, tivemos mais pontos. Mas também mais golos marcados e menos sofridos. Também estamos aqui com mérito», sublinhou. 

Sobre o jogo, Vítor Pereira não entrou em delongas sobre a questão do favoritismo, que diz ser errada no futebol moderno porque «não se confirma muitas vezes». «É preciso prová-lo e jogar melhor», alertou. 

«A Académica criou-nos dificuldades mais do que uma vez na época passada e ganhou a final da Taça ao Sporting. Espero uma Académica organizada, que sai rápido para o ataque. Acredito que tenha argumentos para discutir connosco esta Supertaça. Mas acreditamos na nossa qualidade, consistência e no talento dos nossos jogadores», continuou

«F.C. Porto será muito forte do ponto de vista relacional»

Vítor Pereira mostrou-se confiante para o jogo e elogiou a pré-temporada que agora termina, destacando o grupo que tem em suas mãos. A união foi o fator mais elogiado e o técnico acredita que possa fazer a diferença. 

«Tenho convicção plena que o Porto vai ser muito forte e coeso, mesmo do ponto de vista relacional, o que é importante para conquistar títulos. Vamos apresentar um jogo com a qualidade que essa força de grupo vai transmitir», prometeu. 

Por fim, o treinador assegurou que a equipa vai «abordar o jogo com a máxima seriedade» para «conquistar mais um título», que é importante porque «vem em consequência da vitória no campeonato».

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: