sábado, 18 de agosto de 2012

Gil Vicente-F.C. Porto (antevisão): novos desafios, contas antigas


Dragões regressam ao palco do único tropeção nos dois últimos campeonatos. Paulo Alves só leva 17 a jogo


O momento
Gil Vicente A pré-época não foi tranquila em Barcelos. Com várias saídas no plantel, Paulo Alves ainda não tem o grupo que diz necessitar para atacar a temporada, mas vai ter de ir à luta com as opções que há. Os últimos resultados dos particulares, com goleadas a Salgueiros e Santa Maria, animaram um pouco as hostes em Barcelos, pois antes disso houve pouco para contar. Uma coisa parece certa: o onze que entrará frente ao F.C. Porto não deverá ser aquele que mais vezes vai jogar esta época, até porque

F.C. Porto A Supertaça já mora na sala de troféus do Dragão e, à segunda batalha da época, chega o carrasco da temporada transata. Depois de uma época incólume com André Villas-Boas, Vítor Pereira só perdeu por uma vez, precisamente em Barcelos. Os dragões querem ajustar contas e entrar bem na Liga, de modo a mostrar logo ao que vêm. Nota importante: apenas um golo sofrido em toda a pré-época e baliza inviolável também na Supertaça.

As ausências

Gil Vicente: Paulo Alves realizou uma convocatória pouco habitual. Chamou apenas 17 jogadores e deixou sete de fora...por opção. Além disso, por lesão, não pode contar com Ramazotti, Eder Sciola e Luan Scapolan. Tiero está no Gabão e Luciano Amaral ainda não foi inscrito devido à falta do certificado internacional.

F.C. Porto A ausência de Rolando é a grande surpresa de uma convocatória que já tem os internacionais brasileiros que estiveram nos Jogos Olímpicos. Castro fica de fora por opção, tal como Iturbe, Janko, Sereno, Abdoulaye e Kelvin. Djalma, que esteve na Supertaça, vai deixar o clube.

A palavra dos treinadores

Paulo Alves (Gil Vicente) «Na época passada fizemos resultados que ninguém esperava e, na globalidade, conseguimos uma boa época, mas entretanto saíram jogadores com alguns anos de clube, inteirados de todos os processos da equipa. É todo um novo processo que se tem que fazer no sentido de conseguir novamente uma equipa competitiva. Estamos no bom caminho mas isso leva sempre algum tempo. É uma vida nova onde tudo é possível.»

Vítor Pereira (F.C. Porto) «Essa derrota do último ano está bem viva na memória. Foi a única derrota do F.C. Porto. Na altura atribuí mérito ao Gil Vicente, mas recordo e todos recordámos a forma como perdemos. O Gil é um adversário compacto, competitivo, aproveita bem as transições e os lances de bola parada. Vai querer também jogar no nosso erro.»

Outros confrontos

O jogo da temporada passada é dos mais mediáticos de sempre entre estas duas equipas, até porque marcou o ponto de viragem na época portista. Ao todo, o F.C. Porto jogou em Barcelos por 15 vezes para o campeonato e ganhou nove. O Gil Vicente tem quatro triunfos e registaram-se dois empates.

Equipas prováveis

GIL VICENTE: Adriano; Daniel, Cláudio, Halisson e João Pedro; Luís Manuel, André Cunha e César Peixoto; Pedro Pereira, Leonardo e Luís Carlos

Outros convocados: Lúcio, Paulo Arantes, Peks, Bruno Pinheiro, Rafael Silva e Brito

F.C. PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho Gonzalez; James Rodríguez, Jackson Martínez e Christian Atsu

Outros convocados: Fabiano, Mangala, Danilo, Defour, Kléber, Varela e Hulk

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: