sábado, 24 de novembro de 2012

DITO "O Porto está muito acima do Braga"

Dito, antigo central de Braga e FC Porto, faz o lançamento dos dois jogos entre as duas equipas, no espaço de uma semana. O treinador considera que este é o melhor Porto, da era Vítor Pereira.


A qualidade que o FC Porto tem apresentado, nos últimos tempos, leva Dito a considerar que é uma equipa uns furos acima do Sporting de Braga. O antigo central, que representou os dois emblemas, pensa, inclusivamente, que este é o melhor FC Porto, desde que Vítor Pereira pegou na equipa.

"O Porto está muito acima do Braga, neste momento. Houve alturas em que o Braga esteve mais próximo, mas o Porto, agora, está numa fase muito forte", observa, concretizando que os dragões estão "fortíssimos colectivamente e com os seus valores individuais no seu melhor. Os principais jogadores - Lucho, Moutinho, James, Jackson - estão numa forma tremenda".

Dito conclui, mesmo, que "desde que Vítor Pereira chegou, este é o melhor FC Porto". Neste sentido, o treinador, perspectivando os dois jogos que se avizinham entre as duas formações, antevê grandes dificuldades para um Braga que, ainda por cima, atravessa uma fase frágil, em termos anímicos.

Estados de espírito opostos
A equipa de José Peseiro foi eliminada das competições europeias, após a derrota (3-1), no terreno do Cluj. Um afastamento que deixou marcas, pela expectativa que se gerou sobre uma boa prestação internacional. Por oposição, o FC Porto navega em terrenos de alta motivação. A equipa ainda não perdeu, esta temporada, e a meio da semana deu seguimento à boa campanha, na Liga dos Campeões.

"São dois estados de espírito com dois estados de espírito completamente diferente. Por um lado, o FC Porto num período fortíssimo. Por outro lado, o Braga, que além de ter sido afastado da Liga dos Campeões, ficou fora da Liga Europa, quando todas as pessoas esperavam mais do que isto", analisa Dito.

Baseado neste contexto, o antigo central, considera que os dois jogos que se seguem são "importantes para o Braga e o Porto poderá ter uma abordagem mais confortável".

Uma oportunidade para o Braga
Nesta entrevista à Renascença, dito sublinha a superioridade do FC Porto, mas recorda que o Sporting de Braga pode aproveitar este duplo confronto com os azuis e brancos para regressar aos bons resultados. "São jogadores [os do Braga] que também têm qualidade, que sabem reagir às adversidade e vão aproveitar esta oportunidade para dar um safanão" neste momento negativo que atravessa.

Dito ressalva, igualmente, a importância, para o Braga, dos dois jogos com o Porto se realizarem no AXA, considerando que "é uma vantagem" para os homens de José Peseiro.

O primeiro 'round' entre Braga e FC Porto joga-se este domingo, às 20h15, para o campeonato. As duas equipas voltam a encontrar-se uma semana depois, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.


in "rr.pt"

Sem comentários: