quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Euros, prestígio e liderança

Com a qualificação para os oitavos-de-final garantida, o FC Porto aponta à conquista do primeiro lugar do grupo e à cobrança de mais uns milhões à UEFA. Os campeões nacionais recebem, às 19h45, o Dínamo de Zagreb, para a Liga dos Campeões. 


O FC Porto vive um momento ambicionado por todas as equipas, seja qual for a competição. Os minímos estão atingidos e agora é altura de reformular objectivos. Tudo o que vier é para somar. Com o apuramento para os oitavos-de-final na mão, os campeões nacionais têm as seguintes metas definidas:


-Vencer o grupo;
        O FC Porto está na liderança do Grupo A, com dez pontos, mais três do que o Paris Saint-Germain, segundo classificado.

-Ganhar mais dois milhões de euros;
        Duas vitórias, nos dois jogos que restam, significariam um encaixe total de 5,5 milhões de euros.

-Terminar a fase de grupos sem derrotas;

-Igualar a campanha de 96/97;
        A melhor campanha do FC Porto, na fase de grupos da Liga dos Campeões, aconteceu sob o comando de António Oliveira, em 96/97. Na altura, a equipa venceu o grupo, com 16 pontos, em resultado de cinco vitórias, um empate e zero derrotas.

-Bater recorde de golos marcados e sofridos;
        O FC Porto tem seis golos marcados, nesta edição da Champions. Precisa de marcar cinco, nas duas jornadas finais para bater o recorde de onze golos, fixado em 98/99 e 06/07. Ao alcance está ainda o melhor resultado a nível de golos sofridos. A defesa mais eficaz do FC Porto, na fase de grupos de Liga dos Campeões, foi a de 09/10, com três golos. Esta época, a equipa só sofreu dois golos.

Fragilidade do adversário e força do Dragão
No contexto do desafio com o Dínamo de Zagreb há poucos prós para os croatas e escassos contras o FC Porto. Os dois dados que mais saltam à vista prendem-se com a forma recente do Dínamo, na Liga dos Campeões, e os resultados dos portugueses, em casa.

A equipa de Zagreb acumula uma série de dez derrotas consecutivas e visita um terreno onde os donos da casa não perdem ali, para a Champions, desde 25 de Novembro de 2009. São três anos sem perder para a liga milionária, no Dragão.

Alex Sandro e Fernando de regresso
Vítor Pereira recuperou Alex Sandro e Fernando, nesta convocatória. Os dois brasileiros estão recuperados dos problemas musculares que os afastaram dos últimos jogos e deverão ter minutos, esta noite, frente ao Dínamo.

O FC Porto joga com o Braga, domingo, para o campeonato, e o treinador dos campeões nacionais procura ganhar estas duas opções, dando-lhes ritmo. Maicon é o único indisponível, por lesão. 

Do lado croata, nota para a ausência de Tonel. O central português está fora das opções, por ter recusado a proposta de renovação de contrato. O árbitro nomeado pela UEFA é o italiano Paolo Tagliavento. Dínamo de Zagreb-FC Porto, para a 5ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões, com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC PORTO: Helton, Danilo, Abdoulaye, Otamendi e Mangala; Defour, Moutinho e Lucho; Varela, James Rodriguez e Jackson Martinez.

DÍNAMO ZAGREB: Kelava, Vrsalijko, Vida, Simunic e Pivaric; Ademi, Brozovic, Cop e Sammir; Kovacic e Beqiraj.


in "rr.pt"

Sem comentários: