quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pela 150.ª vez entre os novos milionários

DRAGÕES ALCANÇARAM EM KIEV MARCA DE RESPEITO


Desde que a Taça dos Campeões Europeus alterou o seu formato e passou a denominar-se Liga dos Campeões, em 1992/93, o FC Porto participou em 150 encontros da renovada competição. A marca foi alcançada pelos dragões de Vítor Pereira, mas as incidências e os números da partida com o Dínamo Kiev estão longe de fazer justiça ao retrato geral do clube na prova. Num registo no qual se incluem 12 jogos de eliminatórias de acesso à fase de grupos, os traços gerais da carreira do FC Porto na mais importante prova de clubes do Mundo vão muito além de um empate sem golos.

Olhando aos números acumulados ao longo de quase 20 anos, ressalta à vista a maior expressividade das vitórias quando em comparação com os empates e os desaires consentidos. Em 150 jogos, o FC Porto saiu como equipa vencedora em 63 ocasiões, o que lhe confere um percentagem de vitórias na ordem dos 42 por cento. O resultado roça a metade de desfechos positivos, mas como na mais exigente prova europeia os azuis e brancos não têm naturalmente a predominância que já granjeiam a nível nacional, acaba por ser natural que a equipa já tenha perdido 47 vezes – quase um terço das partidas – e consentido 40 empates.

Na base deste desempenho está, inevitavelmente, a diferença entre golos marcados e sofridos. O FC Porto apresenta uma média de 1,38 golos marcados por encontro, superior à marca de 1,1 sofridos. O resultado, de mais 0,4 golos marcados do que sofridos, faz toda a diferença, ou não fosse o FC Porto uma das apenas 13 equipas europeias que já conta pelo menos com uma Liga dos Campeões no seu palmarés, diferenciando-se neste caso a conquista da Taça dos Campeões Europeus, que os dragões também venceram em 1987.

A coroa de glória dentro de um percurso pautado pela regularidade entre a elite.

in "record.pt"

Sem comentários: