sábado, 23 de fevereiro de 2013

FC Porto x Rio Ave: «Este é o momento» de não perder pontos


FC Porto e Rio Ave encontram-se este sábado no Estádio do Dragão para um duelo que promete fazer faísca. Os azuis e brancos procuram a 16.ª vitória no campeonato e desejam também 'vingar' o empate que os vila-condenses provocaram na primeira volta da liga, mas para isso será preciso uma equipa cem por cento focada neste jogo. É que o plantel de Nuno Espírito Santo não quer descolar do 5.º lugar, a não ser que seja para trepar na tabela.

Vítor Pereira já alertou quem quisesse ouvir de que este «é o momento» de vencer, «é o momento» de não perder pontos, «é o momento» em que as decisões começam a ganhar forma. Depois de um exigente jogo europeu, o técnico do FC Porto assumiu algum desgaste mas também avisou os seus jogadores de que espera o melhor de cada um quando a bola começar a rolar frente ao Rio Ave.
Campeão tropeçou em Vila do Conde na 1ª volta ©Catarina Morais
É que a vitória em Aveiro (0x2) não apaga a imagem deixada no último encontro caseiro, com o Olhanense (1x1), e há que compensar os adeptos e reforçar a corrida ao troféu de campeão, numa altura em que o maior rival também não parece disposto a ceder terreno, a menos que o surpreendente Paços de Ferreira a tal obrigue.
Ganhar ao Rio Ave de Nuno Espírito Santo não é tarefa fácil, parece claro. Os vila-condenses estão a fazer a melhor época dos últimos anos e não só jogam desinibidos como atuarão sem qualquer tipo pressão extra. Os 29 pontos já amealhados dão alguma segurança quando se olha para baixo e se vê os 14 ou 15 de quem está no fundo da tabela, além de que os últimos resultados alcançados fora de casa (seis vitórias em nove jogos) só podem servir de motivação. O empate com o SC Braga na jornada transata (1x1) reforça esse espírito.
Quiño deve ser aposta de Vítor Pereira ©Catarina Morais
Mesmo assim, no regresso de Nuno à casa onde mais foi feliz, é de lembrar que o histórico portista é deveras favorável: nos últimos 10 encontros, o FC Porto venceu nove, e no total dos 23 são 19 as vitórias azuis e brancas. De fato, a última vez que o Rio Ave pontuou no Dragão para o campeonato foi em 2004/05, quando Gaúcho obrigou Luís Fabiano a puxar dos galões para igualar o marcador.
Ala esquerda em remodelação
Se o Rio Ave tem o plantel praticamente na máxima força, faltando apenas o lesionado Jeferson e o castigado (?) Hassan – o egípcio foi expulso na semana passada, mas o emblema vila-condense ainda não recebeu a nota oficial e, portanto, convocou-o -, o FC Porto está a contas com alguns problemas no lado esquerdo.
Na defesa, Mangala foi expulso com o Beira-Mar e Alex Sandro viu o quinto cartão amarelo, pelo que sobra o jovem Quiño ou uma possível adaptação para a lateral canhota, enquanto Maicon deve regressar ao eixo central e fazer companhia a Otamendi. No ataque, também Atsu é baixa, devido a problemas musculares, o que pode acelerar o regresso de James à titularidade.

in "zerozero.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Após uma excelente exibição diante do Málaga, onde só faltou a eficácia na finalização, defrontamos hoje uma das melhores equipas do nosso campeonato.

O Rio Ave é uma equipa com um misto de jovens valores e atletas experientes, bem organizada e bem orientada pelo nosso bem conhecido Nuno Espírito Santo.

Torna-se imperioso tentar resolver bem cedo a contenda, uma vez que com o decorrer da partida os minutos da champions pesarão nas pernas.

Sem dois dos melhores elementos da equipa, Mangala e Alex Sandro, VP terá de encontrar alternativas sem perder o equilibrio defensivo.
Abdoulaye ou Quino podem ser opção, e porque não o polivalente Defour na asa esquerda.
Maicon será o titular no centro da defesa.

Acredito na vitória e nem podemos pensar noutro resultado. Chegamos a uma fase do campeonato em que cada ponto perdido pode ser irrecuperável.

Que seja um excelente espectáculo com mais uma vitória do nosso Porto.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt