segunda-feira, 10 de junho de 2013

Paulo Fonseca: «Quero uma equipa dominadora»

Novo treinador do F.C. Porto apresenta as suas ideias


Paulo Fonseca assinou contrato com o F.C. Porto e falou como novo treinador dos dragões. Em declarações ao Porto Canal, o antigo responsável técnico pelo Paços de Ferreira estabeleceu as metas para o futuro.

«É um enorme orgulho, uma sensação maravilhosa poder representar o F.C. Porto, o campeão nacional. Não podia estar mais satisfeito», começou por dizer.

Paulo Fonseca apresentou as suas ideias de jogo: «Sou um treinador ambicioso, acima de tudo, isso tem sido revelado nas minhas equipas. Depois, gosto de ter equilíbrio. É fundamental gerir o jogo com bola, essa tem sido uma marca nas minhas equipas, mas quero uma equipa dominadora, instalada no meio-campo adversário, e isso tem de acontecer no F.C. Porto. Tem também de ser uma equipa pressionante.» 

«A principal tarefa de um treinador hoje em dia é saber gerir as emoções, isso é fundamental para o sucesso de uma equipa», frisou o técnico, recordando ainda o contrato assinado com o F.C. Porto enquanto jogador, antes de um período de empréstimos: «Acredito muito mais no Paulo Fonseca treinador que no Paulo Fonseca jogador. A esse faltava alguma coisa para poder representar o F.C. Porto. Agora, parece-me a altura ideal para assumir esta posição.»

O sucessor de Vítor Pereira garante estar preparado para o desafio. «Nesta casa respira-se um ar contagiante de vitória. Aqui vencemos ou vencemos. Estou preparadíssimo para dar continuidade à senda de vitórias do F.C. Porto.»

Pinto da Costa: «Vitórias europeias foram com portugueses»

Presidente do F.C. Porto elogia Paulo Fonseca, que «vai ser dos melhores treinadores portugueses.»


Pinto da Costa apresentou Paulo Fonseca como novo treinador do F.C. Porto e não considera que esta é uma aposta arriscada. O presidente do clube recordou as conquistas europeias com portugueses e a escolha de Artur Jorge em 1987.

«Não é aposta arriscada, é uma aposta consciente. Tem 40 anos, pode ser visto como um jovem mas já é uma pessoa madura. Tem uma carreira curta mas não conheço nenhum que tenha levado uma equipa como o Paços de Ferreira à Europa, à frente dos dois Sportings. Tem uma carreira com mais sucessos do que alguns treinadores que vieram para o F.C. Porto», começou por dizer.

No Porto Canal, Pinto da Costa utilizou até um exemplo curioso. «As vitórias europeias têm sido conquistadas com treinadores portugueses. Já em 1987, foi com Artur Jorge. E nessa altura, foi uma aposta mais arriscada do que essa, porque no ano anterior tinha tido a infelicidade de descer de divisão.» 

«Não foi por simpatia pessoal, mas sou um admirador das suas qualidades e sobretudo da forma como as suas equipas jogavam, de forma disciplinada e com ambição. Entendemos que eles tinham todos os requisitos para continuar com este sucesso», acrescentou o dirigente.

Pinto da Costa deixou ainda um apontamento pertinente. «Jogar bem já é uma valia para ter sucesso. Espero que o F.C. Porto proporcione bons espectáculos e que isso resulte em bons resultados», disse, rematando: «É um treinador competente e tenho a certeza que vai agarrar a oportunidade. Vai ser dos melhores treinadores portugueses.»

Paulo Fonseca: contrato com cláusula de quinze milhões

Novo treinador do F.C. Porto assinou um vínculo válido por duas temporadas


O F.C. Porto confirmou, ao final da manhã desta segunda-feira, o nome de Paulo Fonseca para o comando técnico da equipa. O antigo treinador do Paços de Ferreira assinou contrato por duas temporadas.

Na apresentação desta segunda-feira, através do Porto Canal, foi ainda revelado que o contrato do novo treinador contempla uma cláusula de rescisão considerável: quinze milhões de euros.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: