quinta-feira, 5 de março de 2015

HEXACAMPEÕES ESTÃO NA “FINAL FOUR” DA TAÇA

Dragões bateram ADA Maia por 36-28, no Dragão Caixa, com Yoel Morales (seis golos) como melhor marcador
O FC Porto garantiu esta quarta-feira o acesso à final four da Taça de Portugal, após bater, no Dragão Caixa, a ADA Maia, décima classificada do Andebol 1, por 36-28. Tratou-se de uma vitória natural dos Dragões - que a partir do quarto minuto não mais largaram a liderança no marcador -, frente a um adversário muito lutador. O encontro, em que Ljubomir Obradovic pôde rodar quase toda a equipa (Gilberto Duarte foi o único jogador de campo que não marcou), serviu ainda para o guarda-redes Hugo Laurentino regressar à competição: após uma paragem de três meses, por lesão, defendeu a baliza durante toda a segunda parte.

A ADA Maia apresentou uma defesa muito agressiva e subida no terreno (muitas vezes na zona dos 15 metros), o que causou algumas dificuldades iniciais aos Dragões, que apenas conseguiram uma vantagem superior a dois golos aos 15 minutos. A formação maiata - que tem no plantel muitos jogadores que já passaram pelo FC Porto, para além do treinador Ricardo Costa - adoptou sempre uma atitude corajosa, perante um adversário tecnicamente superior, apresentando uma estratégia bem definida. No entanto, essa evidente superioridade - a nível ofensivo e de poder físico - desaguou no que se esperava: os azuis e brancos foram-se distanciando no marcador.

A primeira parte teve fases muito confusas - a ADA ISMAI cometeu 13 falhas técnicas, os Dragões nove -, mas os portistas cavaram uma vantagem de sete golos ao intervalo (15-8), contando com a inspiração de Nuno Roque e de Yoel Morales, que nem estiveram no sete inicial mas terminaram a primeira parte com três golos. Aliás, desde cedo que Ljubomir Obradovic começou a rodar a equipa - que ainda no domingo jogou na Sérvia -, sendo que apenas o guarda-redes André Magalhães não saiu do banco azul e branco.

Na segunda parte, os forasteiros recuperaram paulatinamente no marcador e chegaram a ter apenas dois golos de desvantagem, aos 46 minutos (24-22). Não se tratou certamente da mais enérgica e convincente exibição dos hexacampeões nesta temporada, mas a equipa soube reagir a essa aproximação com um parcial de 3-0 (golos de Wesley Freitas e dois de Yoel Morales), reconstruindo assim uma almofada razoável. Até final, os azuis e brancos foram capazes de controlar o resultado e garantir a vitória sem sobressaltos.

Obradovic continua assim à procura de conquistar uma prova que foge aos Dragões desde 2006/07, ainda o treinador era Carlos Resende. Desde então, o FC Porto já esteve em quatro finais e perdeu todas, duas frente ao ABC, outras duas com o Sporting. Estes dois adversários, para além do Benfica, estarão na final four que se vai realizar em Loulé, a 28 e 29 de Março. O sorteio das meias-finais é já esta quinta-feira, às 12h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé.

FICHA DE JOGO 

FC PORTO-ADA MAIA, 36-28
Taça de Portugal de andebol, quartos-de-final
4 de Março de 2015
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Nuno Marques e João Correia

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.), Gilberto Duarte, João Ferraz (2), Daymaro Salina (1), Michal Kasal (3), Ricardo Moreira (3) e Hugo Santos (3)
Jogaram ainda: Hugo Laurentino (g.r.), Nuno Roque (4), Yoel Cuni Morales (6), Wesley Freitas (2), Alexis Borges (4), Miguel Martins (3), Mick Schubert (2) e Babo (3)
Treinador: Ljubomir Obradovic

ADA MAIA: David Sousa (g.r.), Rúben Sousa (7), Sérgio Caniço (3), Pedro Maia (2), Elias António, Sérgio Martins (6) e Miguel Sarmento (5)
Jogaram ainda: Rui Oliveira (g.r.), Nuno Carvalhais (1), Ricardo Guimarães, André Rei, Mário Silva, Tiago Silva, Francisco Leitão (2), Rui Vasques e Tiago Heber (2)
Treinador: Ricardo Costa

Ao intervalo: 15-8


HUGO LAURENTINO: “É FANTÁSTICO VOLTAR NA CASA ONDE SOU FELIZ”

​Guarda-redes emocionou-se no final do encontro frente à ADA Maia, após ter estado três meses lesionado
Três meses após ter-se lesionado, Hugo Laurentino regressou esta quarta-feira à competição, ocupando a baliza do FC Porto durante a maioria da segunda parte do encontro frente à ADA Maia, que garantiu aos Dragões o acesso à final four da Taça de Portugal. Emocionado, o guarda-redes expressou ao Porto Canal a “alegria” que sentiu por voltar a jogar na sua casa, o Dragão Caixa, no seu clube de sempre.

“Demorou mesmo muito tempo, faz hoje três meses que me lesionei e é uma grande alegria. É fantástico voltar outra vez a jogar na casa onde sou muito feliz. Só eu sei o que me está a custar voltar à competição”, declarou o guardião, que admitiu que será preciso recuperar rotinas. “Nem na pré-epoca estamos parados três meses. Agora só com o tempo é que vou conseguir ganhá-las de novo”, admitiu.

O treinador-adjunto Rui Silva também falou do regresso do camisola 16 à competição: “Felizmente para nós, é um dia muito alegre, porque temos de novo o nosso guarda-redes na baliza. O Hugo é uma grande figura do nosso clube, está aqui há muitos anos e ajudou-nos a conquistar tantos títulos. Ele é muito importante para nós e hoje o Hugo viu uma luz ao fundo de um túnel que durou três meses, com muita dificuldade, luta e sofrimento”.

Rui Silva analisou igualmente o encontro que os Dragões venceram por 36-28. “O ISMAI esteve muito bem na segunda parte e criou bastantes dificuldades à nossa defesa, aproveitando muito bem algumas lacunas que permitimos no jogo interior, em que eles conquistaram várias vantagem com os seus pivôs. Mas, na verdade, nunca perdemos o controlo do encontro. Jogaram algumas das nossas segundas linhas, que precisam de crescer e ter rotinas para nos ajudar nesta fase muito complicada, que será a parte final da época”, resumiu.

in "fcp.pt"

Sem comentários: