sábado, 31 de julho de 2010

"Falcao tem instinto de matador"

Pauleta representou três dos quatro clubes que participam no Torneio de Paris, só lhe faltou vestir a camisola do Roma. Passou pelos juniores do FC Porto, mas as saudades de casa fizeram-no regressar aos Açores, tendo, mais tarde, jogado no Bordéus e no PSG, clube onde terminou uma carreira de sucesso e com muitos golos. Em conversa com O JOGO, Pauleta fez o lançamento do torneio, falou de um FC Porto que, na sua opinião, está mais forte do que na época passada e não escondeu a admiração pelo goleador dos dragões: Falcao.


"Neste torneio vão estar três clubes que representei em diferentes fases da minha carreira. O FC Porto era ainda um miúdo; depois o Bordéus e o PSG. São três clubes por quem nutro bastante carinho", referiu, antecipando boas partidas no Parque dos Príncipes. "Vai ser um bom torneio, importante para a preparação das equipas. São quatro grandes clubes que prestigiam a prova e que vão proporcionar bons espectáculos", afiançou.

Pauleta está afastado dos relvados, mas atento a tudo o que se passa na pré-época e, pelo que já viu, considera os portistas em clara evolução. "O FC Porto está mais equilibrado, embora ainda existam algumas dúvidas quanto a jogadores que podem sair. Mas está forte e isso é bom porque só com equipas mais fortes é que podemos tornar o nosso campeonato mais competitivo", sublinhou.

Para o antigo avançado, esta será uma oportunidade para Villas-Boas mostrar as suas capacidades. "É um treinador jovem, ambicioso e com pouco currículo, mas os currículos são para se ir construindo. Ele tem uma excelente oportunidade no FC Porto, mas é difícil estar a fazer previsões", atirou. Menos complicado para Pauleta é afirmar que Falcao vai continuar a fazer miséria nas balizas contrárias. De ex-avançado para avançado, de Açor para Falcao: "É um avançado que admiro bastante, como qualquer pessoa que goste de ver bom futebol e bons finalizadores. Tem uma enorme capacidade para marcar golos, que sabe aparecer no sítio certo. Tem instinto de matador. Fez muitos golos na primeira época e acredito que vai continuar a facturar porque tem grande qualidade", concluiu.


O melhor de sempre no PSG

Pauleta já arrumou as botas há algum tempo, mas continua a receber distinções pelos seus inquestionáveis dotes de goleador, particularmente apreciados na capital francesa. Esta tarde, o avançado estará no Parque dos Príncipes antes da partida com o FC Porto para receber o troféu de melhor jogador de todos os tempos do Paris Saint-Germain.

Apesar de ser um estrangeiro, o açoriano foi, de longe, o mais votado no inquérito "40 anos, 40 nomes" que o clube promoveu recentemente junto dos seus adeptos, ficando à frente de jogadores como os brasileiros Ronaldinho e Raí, o liberiano George Weah e os franceses Lama, Ginola e Djorkaeff. Pauleta, recorde-se, é o jogador que marcou mais golos com a camisola do PSG até hoje, com um total de 109 golos marcados. Aliás, o português foi o melhor artilheiro do campeonato francês consecutivamente em 2006 e 2007. "É um orgulho muito grande receber esta distinção", admitiu o ex-internacional português a O JOGO. "Penso que se trata do reconhecimento do meu trabalho nos cinco anos em que estive naquela casa. Os golos terão sido importantes, mas não é só por causa de uma coisa que os adeptos votaram em mim, mas por tudo o que dei ao PSG", referiu.

in "ojogo"

Sem comentários: