sexta-feira, 20 de agosto de 2010

André Villas-Boas: "Conseguimos explorar a ganância do Genk"


O resultado folgado de ontem colocou praticamente o FC Porto na fase de grupos da Liga Europa, mas André Villas-Boas rejeitou a ideia de que haverá facilidades nesta competição. "Há equipas importantes nesta prova. Este é o nosso primeiro passo, mas há mais passos para vencer, e apesar de ter sido um resultado expressivo, não é tranquilo, porque o Genk é uma equipa goleadora e que cria dificuldades." O treinador não concordou com a ideia de que o resultado foi exagerado para aquilo que se passou em campo e explicou o jogo mais detalhadamente. "Construímos o 1-0 e criámos oportunidades para chegar ao 3-0. Partimos da expulsão deles para matar o jogo. É um facto que o Helton fez uma grande exibição e poderíamos ter controlado o jogo de outra forma, até porque depois do primeiro golo não procurámos o segundo de uma forma cautelosa. Em vez disso, fomos agressivos e o Genk acabou por aproveitar as nossas perdas de bola para se aproximar da baliza. Eles não tinham nada a perder, apostaram numa defesa a três, ficaram expostos e nós conseguimos explorar essa ganância." Neste contexto, segue-se a explicação para as substituições aparentemente cautelosas. "Queria jogar com os desequilíbrios, porque sentia que a equipa ganhava as bolas e depois ficava um pouco intranquila. Com as substituições, a ideia era trazer mais posse e chegar à baliza do Genk de uma forma mais sustentada. Só que, de vez em quando, houve erros na saída de bola e o Genk explorou isso. Há coisas que registámos e sabemos que temos de evoluir. De qualquer forma, levámos três jogos sem sofrer golos." Villas-Boas desvalorizou ainda as muitas oportunidades criadas pelo Genk - voltou a elogiar Helton - e não concordou com as críticas à arbitragem. "Disseram-me que é penálti. Para mim é assunto encerrado, mas para o Vercauteren será o assunto da semana."

O treinador negou ainda interesse em Salvio - assinou pelo Benfica - e reconheceu qualidades a Otamendi. "A história diz que levamos a melhor quando entramos numa disputa de mercado com o Benfica. Portanto, se tivéssemos entrado na corrida, o Salvio estaria no plantel do FC Porto. Quanto ao Otamendi, o importante foi definir um perfil. Se ele é um bom jogador, também tem outras equipas europeias interessadas. Apesar disso, penso que se o FC Porto entrar na corrida, ele virá."

As últimas palavras foram para Hulk. "Neste momento, nem sequer está em equação o seu regresso. Ele é que definirá o momento, quando se sentir confortável para isso, porque tem essa liberdade. O clube deseja que ele ultrapasse esta fase difícil o mais rapidamente possível. Fomos invadidos por um sentimento de tristeza e queremos dedicar esta vitória a um companheiro."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: