sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Estrela: Helton (8)

Capitão deu consistência a uma vitória folgada

Pode parecer estranho ver surgir Helton como figura num jogo em que o FC Porto acabou por golear o seu adversário, mas a verdade é que se os azuis e brancos transformaram o encontro da segunda mão numa formalidade, devem-no bem ao brasileiro. Helton transmitiu confiança com intervenções seguras e começou logo com a defesa da noite, a remate de Barda (56'), que desviou para canto. Nova intervenção preciosa (75') numa entrada de Buffel e depois (86') voltou a negar o golo a Dugary.

Souza rebentou Cristal à bomba


Sapunaru 5

Não passou por grande situações de apuro, ao contrário do que se previa, com a estrela do Genk, De Bruyne, no seu raio de acção. Com a bola nos pés, foi lento, não conseguiu criar profundidade e um melhor dinamismo pelo corredor direito.

Rolando 5

Pareceu menos sereno nos cortes do que habitualmente. Facilitou na marcação a Vossen (8') e permitiu o remate do avançado quando parecia ter o lance controlado. Subiu mais no terreno do que Maicon para apoiar o meio-campo. Dobrou bem Helton (86') em mais um lance de perigo do Genk.

Maicon 5

Depois de uma primeira parte sem manchas, uma desatenção do brasileiro (52') ia custando um golo, mas Helton defendeu o remate de Barda. A seguir voltou a deixar-se surpreender, desta vez por Buffel (75'), que entrou pelas costas e só não marcou devido à intervenção de Helton.

Álvaro Pereira 5

Algumas dificuldades no período de maior assédio do Genk à baliza do FC Porto, designadamente com as entradas nas costas dos adversários. Até ali, Buffel e Vossen, que foram caindo na seu espaço, não lhe colocaram grandes problemas. A atacar, notou-se a falta de rotina com Ukra, que começou na esquerda, levando-o a procurar descair para o meio para tentar encontrar uma solução.

Fernando 6

Está um jogador diferente, com um raio de acção mais amplo, e ontem não se coibiu de fazer passes bem medidos para as costas da defesa belga para Varela (7', 16'). Sem bola, esteve atento nas compensações e entregou-se à luta pela recuperação. Chegou atrasado à marcação de Ogunjimi (55'), que falhou a emenda para o golo, mas saiu-se bem, apesar de perder a noção da colocação do terreno em certas alturas.

Belluschi 6

Um golo alcançado com uma bola bem colocada salvou uma exibição menos conseguida, com lances em que se notou uma certa falta de concentração e perdas de bola que não costuma permitir. No meio-campo, Belluschi foi dos que mais sofreram com a superioridade numérica do Genk. Antes, o argentino tinha recarregado um remate de Falcao (12'), mas sem sucesso.

Moutinho 5

Não teve o peso desejado no futebol da equipa e não foi o jogador esperado para dinamizar o jogo. A marcação apertada dos belgas no meio-campo privou-o de espaço nas transições, e os passes nem sempre lhe saíram bem doseados.

Ukra 5

O azar de Hulk fez dele titular inesperado, mas esteve longe de aproveitar a oportunidade de se mostrar, melhorando apenas quando passou do flanco esquerdo para o direito, por onde criou perigo (45') numa excelente iniciativa, ao passar por dois defesas e rematar para Courtois brilhar.

Varela 4

Começou bem, com um cruzamento atrasado (13') a passe de Fernando que Matoukou cortou, mas pouco ou nada se viu até à sua substituição (60'). Incapaz de imprimir velocidade e de explodir pelo seu flanco, como se pede a um extremo. Muito apagado.

Falcao 6

Sofreu uma falta para grande penalidade num lance em que mostrou a sua experiência nestas andanças, quando fazia um compasso de espera para receber mais apoio no ataque. Depois não se deixou contagiar pela pressão de ter de transformar o castigo máximo e marcou um golo importante, mais um, depois de se ter estreado esta época contra o Benfica. Antes (12'), já tinha criado perigo com um remate (12') que Joneleit deteve.

Souza 6

Substituiu Varela (60') para ajudar a segurar o meio-campo, que o Genk dominou numa fase em que veio para cima da área do FC Porto para tentar empatar. Curiosamente, foi ele que acabou por marcar o golo (83') que garantiu a vitória portista, com um remate frontal fulminante.

Rúben Micael 6

Villas-Boas trocou Ukra pelo madeirense (74'). Muito bem no lance do segundo golo, no compasso de espera para meter a bola redondinha para o golo de Souza.

Walter 4

Seis minutos em campo, sem tempo para se mostrar.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: