sábado, 25 de setembro de 2010

Dragão pode garantir 20.º triunfo seguido


O F. C. Porto prepara-se para dobrar mais uma barreira. Se ganhar ao Olhanense, esta noite, soma o 20.º triunfo consecutivo em jogos oficiais. Sapunaru e Rodríguez foram preteridos pelo treinador, que convocou Emídio Rafael. O lateral Fucile vai ser titular.

Há seis meses sem perder, o F. C. Porto respira confiança por todos os poros. Está instalado na liderança do campeonato, goza de uma vantagem confortável em relação aos rivais e pratica um futebol sedutor. São os ingredientes necessários para deixar os adeptos embevecidos e serve como pedra de toque para a recepção ao Olhanense (21.15 horas, Sport TV1), um jogo que pode levar os dragões a atingir o patamar de 20 triunfos consecutivos.

O percurso começou na época passada, quando o F. C. Porto saiu derrotado do jogo com o Benfica (3-0), na final da Taça da Liga. O resultado fez estragos, mas o regresso de Hulk à competição, após o castigo disciplinar na sequência do caso do túnel, serviu para motivar a equipa e inspirar um percurso avassalador. Os números são impressionantes: 12 vitórias na Liga, três na Taça de Portugal, o mesmo número na Liga Europa e um na Supertaça.

Mas para os dragões atingirem o número mágico têm de dobrar o Olhanense, uma das equipas sensação no arranque do campeonato. Está em terceiro lugar, ainda não perdeu, aliás empatou em Alvalade, e apresenta como cartão de visita a solidez defensiva de quem é capaz de superar todas as adversidades. Só sofreu um golo e o bloco sólido mais recuado será um bom teste ao ataque do F. C. Porto, a linha ofensiva mais eficaz do campeonato luso: 11 golos nas redes.

Há ainda outro ingrediente a acrescentar ao espectáculo: os azuis e brancos olham para o jogo de hoje como um ajuste de contas. É que o conjunto algarvio teve a ousadia de empatar, na época passada, no Dragão (2-2), um resultado que ainda está entalado na garganta. Foi a última vez que os portistas perderam pontos em casa, ou seja, desde o dia 6 de Março, corria a 22.ª jornada da temporada passada, que a equipa não sabe o que é sofrer no seu próprio reduto.

Esta noite, o jogo também será especial para o treinador André Villas-Boas. Se vencer atinge a marca de seis vitórias consecutivas em arranques de campeonato, supera o mestre Bobby Robson (cinco triunfos em 1994/95) e iguala a marca de Artur Jorge (1990/91), outro nome grande da história do clube. Mas o técnico já disse que não está obcecado em garantir recordes pessoais, a sua linha de pensamento apenas se deixa guiar pelo sucesso do colectivo.

Villas-Boas chamou pela primeira vez o lateral Emídio Rafael e preteriu, por opção técnica, Sapunaru e Cristian Rodríguez. Sendo assim, o lateral Fucile tem a via aberta para se estrear como titular em jogos do campeonato.

in "jn.pt"

Sem comentários: