sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pleno de vitórias garante continuidade dos titulares



André Villas-Boas vai continuar a apostar no mesmo onze que alinhou na deslocação a Vila do Conde, na recepção ao Braga. Apesar de ter mais opções à sua disposição, na sequência da paragem do campeonato nas últimas semanas, não se prevê que o técnico do FC Porto faça alterações entre os titulares, até porque eles são todos convocáveis. Sapunaru recuperou da entorse que tinha sofrido contra o Rio Ave e Varela recompôs-se da sobrecarga muscular que o afastou da chamada à Selecção para os jogos com o Chipre e a Noruega, pelo que ambos vão voltar a ocupar as respectivas posições no onze. No eixo da defesa, Rolando acabou por passar a semana a treinar com os internacionais, não sendo chamado nos dois jogos da fase de apuramento para o Euro'2012, pelo que deverá manter-se ao lado de Maicon. Estas notícias apontam para que o regresso de Fucile à titularidade permaneça em suspenso por mais algumas semanas e para que as estreias de Otamendi e de James - que também recuperou de uma entorse estes dias - devam continuar adiadas, sendo até mais provável que Villas-Boas chame para o banco o uruguaio Cristian Rodríguez.

No meio-campo, Souza e Rúben Micael só deverão ser opções a ter em conta para fazer alterações tácticas na equipa durante o decorrer do jogo, já que Fernando, Belluschi e Moutinho - este último nem jogou contra a Noruega - serão apostas a manter igualmente.

Na frente, para além da recuperação de Varela, Falcao também deverá alinhar, apesar de ter chegado ao Porto "como morto", conforme André Villas-Boas se lhe referiu na conferência de Imprensa, depois do desgaste provocado por mais de 27 mil quilómetros de viagens para representar a selecção colombiana. Sublinhe-se neste caso particular que Walter beneficiou dos últimos dias para encurtar o atraso evidente na sua preparação física, mas Falcao deverá manter o lugar e a confiança do técnico, apesar do curto espaço de tempo que teve para recuperar. Em relação a Hulk, depois do estágio com a selecção do Brasil, em Barcelona, as dúvidas nem se colocam, até porque é só o melhor marcador desta equipa com seis golos apontados em quatro jogos.

O Braga poderá esperar por um embate contra uma equipa sem alterações, que só sabe vencer no campeonato e aposta nos três pontos para se afastar de um concorrente directo.

Fucile e Otamendi à espera

Ainda ontem André Villas-Boas se referiu à questão do regresso de Fucile à equipa e da estreia de Otamendi no eixo da defesa como situações injustas para os defesas titulares (Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira) e não só - porque o técnico sublinhou ainda o trabalho de Sereno apesar de não ter sido utilizado -, pelo bom desempenho do quarteto neste início de temporada. Apesar de uma certa tremedeira em determinadas alturas, a verdade é que o FC Porto ainda só sofreu dois golos nos seis jogos oficiais efectuados esta temporada. Para além da questão da oportunidade para integrar estes jogadores no onze, importa sublinhar que Fucile chegou de férias com a preparação a decorrer e enquanto procurou recuperar o atraso, Sapunaru foi marcando pontos e atravessa uma fase de exibições regulares.

Em relação a Otamendi, o central argentino não só chegou tarde, como enfrenta todo um processo de adaptação ao clube e a um estilo de futebol diferente. Com Rolando e Maicon a darem conta do recado no eixo, a sua integração na equipa terá mais hipóteses de acontecer numa fase mais apertada do calendário, que permita ao técnico gerir o desgaste de um titular, pelo que, tal como Fucile, Otamendi terá de esperar por um momento mais oportuno.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: