sexta-feira, 1 de outubro de 2010

As Declarações

Villas-Boas: «Com Besiktas temos de somar 6 pontos»

O treinador do FC Porto desejou ganhar os próximos dois encontros no Grupo L da Liga Europa, diante dos turcos do Besiktas, após triunfo em visita ao CSKA Sófia, por 1-0, na 2.ª jornada da competição.

"Na dupla jornada com o Besiktas, temos o compromisso de somar seis pontos. Mas um mínimo de três pontos podem encaminhar a qualificação. Depois há Rapid Viena e CSKA Sófia", afirmou André Villas-Boas em entrevista à SIC Notícias.

O FC Porto lidera o agrupamento, com seis pontos, tantos quantos os do Besiktas, que visita o Estádio do Dragão em 21 de outubro, enquanto CSKA e Rapid ainda não têm qualquer ponto.

Villas-Boas reconheceu um período de menor fulgor da sua equipa na partida de Sófia, nomeadamente "um período em que o adversário teve três oportunidades que podiam ter mudado o rumo do jogo", quando o FC Porto foi "gerindo e controlando" a partida.

Sobre os defesas centrais ao seu dispor, o técnico afirmou que "os quatro são muito competentes" a sua utilização vai "sempre depender de decisões estratégicas", referindo-se a Rolando, Maicon, Otamendi e Sereno.

Souza: «Não é fácil substituir o Fernando»

Souza teve mais uma oportunidade e procurou aproveitar para mostrar serviço a André Villas-Boas. O médio brasileiro reconheceu, todavia, que “não é nada fácil substituir ninguém e o Fernando nem se fala, pois ele é um jogador excecional”.

Souza registou que o mais importante da noite fria de Sófia foi a equipa ter saído “com a vitória”.

Sobre o seu papel neste primeiro ano no FC Porto, o médio brasileiro reconheceu de forma humilde que ainda tem muito para andar até ser uma figura de primeiro plano: “Estou ainda em fase de adaptação, mas sinto diferenças todos os dias e estou muito satisfeito por pertencer a este maravilhoso grupo. A verdade é que estar assim numa fase de tantas vitórias ajuda muito mais.”

Souza acha que ainda lhe falta “alguma coisa para chegar ao ponto ideal”. “Fui contratado para jogar a trinco, mas o mister viu outras qualidades em mim e também tenho jogado noutras posições”, fez questão de reforçar, concluindo: “Em suma, estou aqui para ajudar e só quero sentir-me útil a este grupo.”

Otamendi: «Rotatividade pode vir a ser importante»

Otamendi não é esquisito. O defesa-central argentino, que ontem cumpriu o seu segundo jogo oficial com a camisola azul e branca e o primeiro nas competições europeias, disse estar a trabalhar para se adaptar da melhor forma aos companheiros do centro da defesa e até admitiu que as mudanças têm mais-valias.

“A rotatividade pode vir a ser importante para o grupo. Tento adaptar-me da melhor forma a jogar ao lado do Rolando ou do Maicon, seja mais descaído para a esquerda ou mais para a direita. Não me vejo como patrão da defesa, mas tento transmitir ordem à equipa”, referiu, catalogando como “muito linda” a sua estreia na Liga Europa. Na análise ao encontro, Otamendi destacou a justiça do triunfo, simplesmente porque o FC Porto foi... melhor. “Foi uma vitória importante, mas também estamos cá para somar e queremos continuar assim. Creio que estivemos muito bem”, afirmou.

Hélton: «Três pontos para o objetivo final»

Helton voltou a falar da final da Liga Europa, marcada para Dublin, na República da Irlanda. O guarda-redes dos dragões tem o foco dirigido para maio de 2011 e em cada jogo fala disso: “São mais 3 pontos que ajudam para o nosso objetivo final que já todos sabem qual é.”

Helton, de resto, reforçou que a vitória do Besiktas “não interessa”, porque o “o FC Porto só tem de olhar ao seu percurso”.

“Agora vamos relaxar e começar a pensar já no campeonato, pois na segunda-feira temos mais um jogo complicado.”

Falcão: «Gosto de ajudar a equipa»

O avançado colombiano Radamel Falcão gostou do triunfo do FC Porto frente ao CSKA Sofia, em mais um encontro da Liga Europa. O jogador explicou que os dragões tiveram domínio total na contenda, apesar de apenas terem marcado um tento na Bulgária.

“O FC Porto começou bem e teve várias oportunidades para inaugurar o marcador. Depois controlamos a partida e ganhámos, por isso podemos já pensar nos próximos encontros”, iniciou.

Questionado sobre a importância de também faturar na Europa, Falcão foi claro: “Gosto de ajudar a equipa a ganhar, como dianteiro é essa a minha função.”

Moutinho: «Controlámos o jogo»

João Moutinho reconheceu, no final da partida, que o FC Porto podia ter saído deste encontro com um resultado bem mais dilatado. "O CSKA reagiu na segunda parte, mas nós concedemos espaço e permitimos que assim fosse. Todavia, controlámos o jogo do princípio ao fim e tivemos, até, oportunidades para fazer mais golos", frisou.

O médio não tem dúvidas, por isso, que o resultado peca por escasso. "Podíamos ter matado o jogo mais cedo; tivemos, como já disse, muitas oportunidades para o fazer. Mas há que dar mérito ao CSKA", sublinhou, em declarações à Sport TV.

in "record.pt"

Sem comentários: