sexta-feira, 1 de outubro de 2010

F.C. Porto imparável


O F. C. Porto venceu o CSKA, para a Liga Europa (Grupo L), mas a magra vantagem (1-0) ilustra bem as inesperadas dificuldades surgidas no segundo tempo, após uma primeira parte em que os portistas jogaram a seu bel-prazer. Foi a 11.ª vitória seguida da época.

Quem pára este F. C. Porto? Esta é a pergunta do momento. Os portistas seguem 100% vitoriosos esta época e nem a Liga Europa ousa beliscar tamanha supremacia. É verdade que o jogo de ontem cedo tratou de mostrar que o CSKA não é equipa para ombrear com o F. C. Porto e o golo de Falcao (16 minutos) agudizou esta evidência, para prejuízo dos búlgaros. Os dragões conseguiram a sua 11.ª vitória seguida da temporada e já têm em vista ampliar esta marca na segunda-feira, em Guimarães, numa saída mais difícil do que a efectuada à Bulgária.

Impõe-se, no entanto, salientar os calafrios surgidos após o intervalo, com Helton em apuros por mais do que uma vez, num segundo tempo em que os dragões também podiam ter voltado a marcar. Mas, por aquilo que se tinha visto nos 45 minutos iniciais, a reacção do CSKA acabou por ser uma surpresa.

Em Sófia, o F. C. Porto foi dominador no primeiro tempo. Pegou bem no jogo, foi para o intervalo em vantagem, mas merecia mais. O guarda-redes M’Bolhi, por duas vezes, e a barra da baliza, após remate de Belluschi, foram obstáculos ao avolumar do resultado.

Os portistas fizeram valer a experiência e melhor técnica. Foram colocando o CSKA em sentido. A jogada do golo, iniciada em Otamendi, continuada por Belluschi e por Hulk, para a finalização de Falcao, foi a expressão máxima do futebol pensado e tecnicista, por oposição à equipa de Sófia, a actuar de forma desgarrada.

Daí a insistência: a etapa complementar contrariou as expctativas. É certo que, como lhe competia, o CSKA fez das tripas coração, mas não é menos verdade que o F. C. Porto foi baixando de rendimento e caindo na malha búlgara.

Guarín entrou bem

O perigo rondou a baliza portista e só a entrada do musculado Guarín recolocou os dragões na mó de cima, numa altura em que Villas-Boas também já tinha feito descansar Hulk e Falcao.

Na noite em que o técnico continuou a rodar a equipa, ao colocar Sapunaru, Souza e Rodríguez de início, mais Maicon, que fez a sua estreia ao lado de Otamendi, o triunfo deixa o F. C. Porto às portas do apuramento para a fase seguinte, pois o CSKA e o Rapid (batido pelo Besikas) já têm duas derrotas.

in "jn.pt"

Sem comentários: