quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Batalha de emoções

ambição de vencer contra admiração pelo ambiente turco
 
Muito se tem falado no ambiente adverso provocado pelos adeptos do Besiktas como fator a ter em conta no jogo desta noite, mas foi esse mesmo cenário que o FC Porto de Jesualdo Ferreira encontrou em 2007... e venceu. Calou o Estádio Inonu, ou melhor, não o fez, porque os turcos renderam-se a Quaresma, o mesmo que agora está no centro de um “mind game” entre os responsáveis do Besiktas e Villas-Boas. Se joga ou não, a dúvida só será dissipada próximo da hora do jogo, uma vez que as “águias pretas” não divulgaram a lista de convocados.

Tendo preparado o encontro com todo o cuidado e equacionado os diversos cenários possíveis na estratégia adversária, o técnico portista fê-lo com uma orientação muito precisa: vencer. Essa é a garantia de uma liderança confortável no Grupo L (ficando o apuramento bem encaminhado) e um empurrão para o jogo do Dragão, dentro de duas semanas. Mas Villas-Boas sabe que o desejo de ganhar não pode comprometer a organização do grupo. Proibido é perder, sensação que a equipa ainda não sentiu.

Elogios. Na conferência de imprensa ficaram elogios para o ambiente do estádio, a Schuster, a Quaresma e a certeza de que FC Porto vai contribuir para um bom espetáculo. Nesse sentido, conta com todas as suas unidades fundamentais. Villas-Boas não discutiu opções, mas fica a ideia de que Cristian Rodríguez poderá aproveitar novamente a Liga Europa para marcar presença no onze. Varela será sacrificado. Um ataque que vai contar com Falcão e Hulk na máxima força.

Se o meio-campo pertence ao trio de intocáveis, já na defesa apenas os laterais podem dizer que têm lugar assegurado. No eixo, há dois lugares para três candidatos, mas tudo indica que a escolha deva recair sobre Otamendi e Rolando, dois jogadores muito experimentados em ambientes semelhantes.

Nunca tendo perdido na Turquia, e conhecendo o sabor da vitória no Estádio Inonu, o FC Porto tem a lição estudada para vergar um adversário que acredita na surpresa. Há prestígio a defender e uma liderança para consolidar.

Inonu de 132 decibéis
Estádio TEM recorde de ruído numa partida de futebol

O intenso apoio que os adeptos do Besiktas dispensam à equipa no seu próprio estádio não é só uma questão de fama. A tecnologia já permitiu aferir que é no “Inonu” que, a nível mundial, se canta, se grita e se incentiva mais alto os jogadores.

Foi a 24 de outubro de 2007 que as bancadas turcas brindaram a equipa do Liverpool com um barulho constante de 132 decibéis, um ruído superior, por exemplo, à descolagem de um avião. Curioso o facto de que o anterior recorde mundial de ruído num encontro de futebol pertencia precisamente ao Anfield Road, casa dos reds.

Antes de existirem cadeiras nos estádios, eram 45 mil pessoas que enchiam o recinto do Besiktas. Agora, por via da modernização do recinto – do qual se consegue avistar o estreito do Bósforo – são 32 mil as gargantas que, hoje à noite, se preparam para receber a equipa do FC Porto.

in "record.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Logo espera-se que o Porto garanta os 3 pontos e dê o passo decisivo para o apuramento. Somos mais fortes, e temos de demonstrar essa superioridade em campo, com muita luta e garra.

O Besiktas apesar das ausências esperadas de Guti e Quaresma, continua a ser uma equipa forte no seu terreno, agressiva no bom sentido, com um público entusiasta que empurra a equipa.

O Porto tem de entrar com atitude ganhadora, agressiva, controlar e dominar o jogo. Se alcançar uma vantagem no marcador, não podemos adormecer no jogo tal como aconteceu diante do CSKA Sofia e V. Guimarães.

É muito importante vencer já para resolver a questão do apuramento, e assim nos concentrarmos no campeonato.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/