quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Quaresma é um caso de popularidade

Quaresma é um fenómeno de popularidade. Os adeptos do Besiktas adoram-no e há quem vá ao estádio só para vê-lo jogar. Já foram vendidas 10 mil camisolas com o nome do craque, conhecido na Turquia por Q7. Há quem acredite que possa defrontar o F. C. Porto.

Um futebolista tem as vidas que o seu talento conseguir. Quaresma brilhou no Sporting, apagou-se no Barcelona, recuperou o esplendor no F. C. Porto e voltou a amargurar na sombra no Inter de Milão. Agora, voltou a irradiar luz. É a referência do Besiktas, a estrela que transforma em ouro as jogadas ofensivas, um fenómeno de popularidade levado ao extremo e que deixa os turcos em delírio.

Basta entrar na loja do clube para se perceber a verdadeira dimensão do craque português. Há camisolas com o número sete por todos os cantos, sejam indumentárias pretas ou brancas, ou sejam meras t-shirts de passeio com um gigante "Q7" - é assim que ele é conhecido. É a camisola mais procurada, ao ponto de já terem sido vendidas cerca de 10 mil desde que o futebolista chegou no Verão. O clube já encaixou 500 mil euros à custa do jogador só em vendas de equipamentos, o que não deixa de ser uma pequena fatia para quem investiu sete milhões de euros nos seu passe.

Apresentação com 22 mil fãs

Quaresma tem os condimentos que fazem dele um caso de sucesso. Bateu todos os recordes e concentrou 22 mil fãs no estádio só no dia da apresentação. "Finta bem e marca golos espectaculares. Nós gostamos disso", responde Hakan, apoiante do Besiktas, e que se mantém confiante para o jogo com o F. C. Porto, mesmo sabendo que o futebolista está em dúvida (os convocados só são divulgados hoje). Mas há quem admita que Harry Potter possa ser a grande surpresa.

A loucura começou logo quando chegou ao aeroporto no Verão, onde cerca de dois mil apoiantes o receberam de braços abertos antes da magistral apresentação. "Na época passada, o Besiktas praticava um futebol aborrecido e a presença de um jogador deste nível criou expectativas. A equipa melhorou muito", explica Cagri Dravan, jornalista do Fanathik.

À porta do estádio Inonu nem parece que hoje há jogo da Liga Europa, mas Kadir e Semih aproveitam para ver as últimas novidades na loja do clube. "Quaresma é super. Temos tido mais gente no estádio só para o ver jogar", contam, enquanto um Porsche preto acelera a toda a velocidade na avenida. "Será Quaresma?", perguntam eles.

in "jn.pt"

Sem comentários: