sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Em busca do inédito tri

esta pode ser uma época histórica no jamor


O FC Porto arranca, amanhã, na atual edição da Taça de Portugal e com um objetivo bem definido: conquistar o primeiro tri da história do clube na prova. De qualquer forma, caso atinjam a final da competição, os dragões já estarão a fazer história, uma vez que, até agora, nunca conseguiram chegar ao jogo das decisões durante quatro anos consecutivos.

O FC Porto, refira-se, já foi tri, tetra e até pentampeão nacional, mas na Taça de Portugal ainda não conseguiu melhor do que o bis. Em 1999/2000 e em 2000/01, por exemplo, o troféu viajou para a Invicta, mas em 2001/02 já rumou para Alvalade, impedindo aquele que podia ter sido o primeiro tri do clube.

O Sporting tem sido, de resto, o principal travão portista no caminho rumo às três vitórias consecutivas na Taça de Portugal. Antes de vencer o Chaves, na época passada, e o Paços de Ferreira, em 2008/09, os azuis e brancos também estiveram na final do Jamor em 2007/08, mas aí os leões levaram a melhor. Caso contrário, os dragões de André Villas-Boas corriam agora pelo tetra.

Nestas coisas, a vingança serve-se sempre a frio e a verdade é que com a vitória frente ao Chaves, na época passada, o FC Porto apanhou o Sporting em número de vitórias na Taça de Portugal (15). Caso ganhem a edição deste ano, os homens da Invicta destacam-se como a segunda maior força da competição, logo atrás do Benfica, que já ergueu esse troféu em 24 ocasiões.

Uma situação normal, tendo em conta que o FC Porto só disputou a final da Taça de Portugal pela primeira vez na época de 1952/53, ou seja, na 15.ª edição da prova, tendo perdido para o rival da Luz por uns esclarecedores 5-0.

in "record.pt"

Sem comentários: