domingo, 10 de outubro de 2010

Falcao: Melhor só Messi e Suárez

Falcao marcou ontem mais um golo, desta vez na vitória (1-0) da Colômbia sobre o Equador, numa partida amigável disputada em Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América. O avançado do FC Porto começou o encontro no banco de suplentes, de onde saiu aos 77 minutos; dez minutos depois, acabaria por marcar o único golo do jogo, na sequência de uma recarga a um remate de Giovanni Moreno. Falcao festejou, beijou o símbolo da camisola (usou o número nove, tal como no FC Porto) e dedicou o momento aos muitos colombianos que presenciaram o jogo no Red Bull Arena de Nova Jérsia.

Para a história, fica o registo de mais um golo apontado por Falcao durante este ano de 2010, o 30º desde Janeiro, contabilizando os jogos oficiais do FC Porto e da selecção colombiana, num total de 39 partidas disputadas este ano. Falcao passou a ser, inclusivamente, o quarto jogador com mais golos marcados em 2010, logo atrás de Messi (Barcelona), Luis Suárez (Ajax) e Diego Forlán (Atlético de Madrid). O argentino lidera o ranking com 40 golos marcados em 47 jogos, seguindo-se a dupla uruguaia que fez furor no recente Campeonato do Mundo: Suárez já apontou 35 em 41 partidas, enquanto Forlán contabiliza apenas mais um golo do que Falcao, embora tenha disputado mais 20 jogos do que o colombiano do FC Porto... Feitas as contas, Messi e Suárez marcam 0,85 golos por jogo, enquanto Falcao tem uma média de 0,77, bem distante da apresentada por Forlán (0,53).

Messi

O astro argentino joga na competitiva liga espanhola, mas esse facto não lhe retira a capacidade para fazer golos com grande frequência. Este ano leva 40, em apenas 47 jogos.

Luis Suárez

O avançado do Ajax que encantou os adeptos do futebol no recente Mundial da África do Sul ao serviço do Uruguai, também está a ter um grande ano no campeonato holandês.

Diego Forlán

Foi o melhor jogador do Mundial, tendo marcado cinco golos, mas também se revelou fundamental na vitória do Atlético de Madrid na Liga Europa da última temporada

"Menos 10 do que Messi? Vou tratar de melhorar"

Falcao atingiu ontem a marca de 30 golos em 2010, mas o avançado reconheceu, no seu Twitter, que não tinha consciência da dimensão deste número. "Não sabia. Tenho menos 10 golos do que o Messi... Bem, vou tratar de melhorar isso", prometeu Falcao, por entre o entusiasmo pelo golo marcado na selecção, o primeiro desde Junho de 2006. "Foi um dos golos mais estranhos da minha carreira, mas também um dos mais esperados e um dos que me deram mais prazer em marcar". O avançado do FC Porto dedicou ainda o golo aos compatriotas, assim como a todas as pessoas que o têm apoiado por esse mundo fora. A concluir, Falcao realçou a "importância" da vitória de ontem para o futuro da selecção, numa fase em que os colombianos procuram ganhar "protagonismo em todas as competições".

Nesta contagem ganha a... Cardozo

Falcao e Cardozo apresentam-se como os dois principais goleadores da actualidade a jogar em Portugal. O paraguaio do Benfica venceu o título de melhor marcador do campeonato na última temporada, mas Falcao tem mais golos marcados em 2010. Cardozo marcou por 23 vezes durante este ano - menos sete do que Falcao - e até tem mais dois jogos oficiais - 41 contra os 39 do portista. Curiosamente, este ano, Falcao foi o único a marcar ao serviço da respectiva selecção - e fê-lo apenas ontem -, uma vez que Cardozo ficou em branco também no Mundial.

Gomes explica jejum de El Tigre

De goleador para goleador: Gomes entende que Falcao esteja menos concretizador - só um golo no campeonato - e garantiu que é uma fase "normal" que vai passar em breve. "Passa-se com todos os pontas-de-lança e passou-se comigo. Quando se tem uma época alta em termos de concretização, na seguinte há um menor rendimento. Falcao trabalha mais, joga em zonas diferentes e o FC Porto deste ano não é o mesmo. Tem outro treinador, com outros princípios e quererá dar outra dinâmica à equipa. Julgo que é uma mera questão psicológica que os marcadores de golos atravessam. Basta não marcar num ou dois jogos para se instalar alguma ansiedade, o que faz com que na hora de finalizar as coisas sejam diferentes. Mas se a intuição de um goleador continua lá, os golos aparecerão um dia...Se o FC Porto não marcasse golos e com isso não ganhasse jogos é que era preocupante.", frisou.

Quanto ao empate em Guimarães, Gomes admitiu que o FC Porto "teve o jogo na mão" mas salientou que "empatar onde o Benfica perdeu não é mau".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: