segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Falcao: «Sair? Primeiro quero ganhar tudo no F.C. Porto»


Uma Taça de Portugal e um Supertaça. É este o curriculum, a nível de títulos, que Radamel Falcao conseguiu, até ao momento, com a camisola do F.C. Porto. O avançado colombiano é já uma certeza no futebol europeu e o nome começa a constar em vários emblemas de topo, como uma referência. Falcao garante que, antes de pensar sair, quer ajudar o clube a ganhar mais troféus.

«Há sempre possibilidades, mas não penso nisso porque o mais importante é manter o nível futebolístico que tenho tido e tentar superá-lo. Tudo tem o seu tempo, primeiro quero ganhar tudo no F.C. Porto», assegurou Falcao, numa entrevista ao jornal colombiano «El Espectador».

O avançado está ao serviço da sua selecção, tendo, inclusive, marcado o golo da vitória sobre o Equador, mas continua com o F.C. Porto em mente, num ano em que, apesar da troca de treinador, a ideia é ganhar tudo. Dentro e fora de portas.

«Por ser um clube grande, joga-se para ganhar em todas as frentes. Grande parte do plantel manteve-se e o pensamento do novo treinador não é muito diferendo do anterior. A ideia este ano é lutar novamente para ganhar tudo em Portugal e também temos sérias aspirações na Europa. A Liga Europa é um torneio muito importante. Começámos bem o nosso grupo mas ainda falta muito e há clubes com muita tradição como o Liverpool, a Juventus ou o PSG», lembrou.

Sobre André Villas-Boas, Falcao só espera que consiga o mesmo sucesso do seu anterior «mestre», José Mourinho: «Não tive a oportunidade de trabalhar com Mourinho, mas foi ele que levou o F.C. Porto a conquistar a Champions. Sei que trabalharam juntos, por isso oxalá que ele também consiga esses resultados, se possível até melhores, para enriquecer mais a história do clube.»

«James vai dar muitas alegrias ao F.C. Porto»

Falcao confessou que o facto de ter vários colegas sul-americanos no grupo ajuda na adaptação à cidade e ao futebol europeu, deixando uma menção especial para os compatriotas Guarín e James Rodriguez. Questionado sobre os poucos minutos de utilização da dupla, o avançado lembrou que são casos distintos.

«O Fredy [Guarín] começou com uma lesão e isso prejudicou-o, mas já jogou uns minutos no último fim-de-semana e, aos poucos, esperemos que jogue mais e ganhe um lugar. Quando ao James, há vários jogadores para a sua posição que estão nas selecções nacionais e tem de esperar, não é fácil. Está a aprender e tem paciência para perceber que, por vezes, é preciso esperar, melhorar, aproveitar as oportunidades que aparecem e ir crescendo. Vamos ver como corre este ano, mas sei que ele vai dar muitas alegrias ao F.C. Porto», afirmou.

De resto, o colombiano manifestou desejo de alinhar no Millionarios, clube de Bogotá, do qual é adepto assumido e que já não vence o título colombiano desde 1988 e garantiu que a ausência de golos não o preocupa. E mesmo nos jogos internacionais, é algo que não lhe ocupa o pensamento. «Sinceramente, mais do que os golos interessa-me ir ao Mundial», resumiu.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: