domingo, 17 de outubro de 2010

Noite à Walter


Na estreia como titular, Walter marcou três golos e contribuiu, de forma decisiva, para a vitória do F. C. Porto sobre o Limianos, que lhe garantiu a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal. O avançado deu um sinal de que pode ser útil à equipa portista.

O jogo foi de estreias no F.C. Porto e, se a de Walter foi perfeita, também a de James podia ter sido. Pouco depois de ter entrado, o colombiano marcou um golo que abrilhantaria ainda mais a noite, mas o assistente de Cosme Machado descortinou um inexistente fora-de-jogo. De resto, o árbitro confirmou no resto do jogo o que se sabe: não nasceu para isto.

A forma séria como o F. C. Porto abordou um jogo perante uma equipa nitidamente inferior a todos os níveis merece nota de destaque. Sem facilitar um milímetro, a equipa de Villas-Boas procurou sempre o golo e teve em Walter um protagonista inspirado. O avançado marcou três golos e mostrou que pode ser alternativa a Falcao no ataque dos dragões.

Na festa da Taça, feita por mais do 40 mil adeptos no jogo de ontem no Dragão, cerca de 5000 dos quais entusiastas fervorosos do Limianos, brilhou Walter. De todos os jogadores habitualmente pouco utilizados na equipa portista aos quais André Villas-Boas deu a esperada oportunidade, foi o avançado brasileiro o que mais aproveitou; marcando três golos dignos de um rato de área, capaz de transformar erros alheios e espaços curtos em lances de golo. Ontem, isso aconteceu por três vezes, a primeira logo aos nove minutos, numa jogada em que o dianteiro beneficiou de uma falha de um central adversário para, num remate sem preparação, abrir o marcador para o F. C. Porto.

A estratégia do Limianos levou o esperado rombo, mas o actual quinto classificado da Série A da 3.ª divisão não desistiu de lutar e de correr desalmadamente por cada posse de bola no resto da partida. Mesmo num ambiente a que os seus jogadores não estão habituados, se há algum queijo com que se possa comparar, por exemplo, a defesa da equipa limiana, não será um daqueles suíços cheios de buracos, tal a forma como os espaços rarearam nas imediações da área visitante até ao intervalo... Sem pressas, os dragões foram controlando a partida, mas só a resolveram em definitivo nos últimos instantes da primeira parte, pelos pés de Varela, que concluiu de forma eficaz uma boa jogada de Rafa, outro estreante no onze portista.

Tranquila pela vantagem de dois golos ao intervalo, a equipa de Villas-Boas continuou a atacar de forma intensa no segundo tempo, chegando ao 3-0 de novo por Walter, num minuto que podia ter sido fatídico para o Limianos, já que se seguiu à expulsão do lateral Zé Manel. Bravos, os jogadores da formação vinda dos escalões secundários continuaram a discutir o jogo e até proporcionaram uma grande alegria aos seus adeptos, com um inesperado golo no Dragão, marcado numa altura em que o sector recuado dos portistas ainda se adaptava a uma experiência do treinador, com apenas três defesas. Pedro Tiba tornou-se o herói da equipa de Ponte de Lima, que depois foi sobrevivendo a uma série de jogadas de golo feito do ataque portista, desperdiçadas por Hulk e companhia, ou bem defendidas pelo guarda-redes. Os instantes finais trouxeram, no entanto, a cereja no topo do bolo da exibição de Walter, que, desta vez de cabeça, garantiu a 12.ª vitória em 13 jogos do F. C. Porto desde o início desta época.

in "jn.pt"

Sem comentários: