domingo, 17 de outubro de 2010

O FC Porto um a um

Walter 8

Uma opção de ataque com pés e cabeça

Marcar três golos na estreia em jogos oficiais é o melhor cartão de visita que se possa imaginar. Walter teve uma presença de peso na área e terá sido ela a responsável pelo primeiro golo, quando beneficiou de uma falha de César para abrir o marcador com o pé direito. Como o mais difícil estava feito, aproveitou o capital de confiança para deixar a sua marca no jogo. É na área que o brasileiro gosta de estar, surgindo nos espaços vazios nos momentos certos. Como no segundo golo que marcou, empurrando a bola para a baliza com o pé esquerdo depois de uma bomba de Guarín contra a barreira. Faltava ainda mostrar o melhor - o jogo de cabeça. Proporcionou a Pedro Baía uma espectacular defesa com um cabeceamento mortífero, após bela assistência de James, mas três minutos depois, também de cabeça, não falhou quando Ukra lhe passou a bola. Um avançado completo.

Beto 5

Depois de uma primeira parte sem uma única defesa, na segunda parecia que se ia continuar a assistir ao mesmo filme, mas Pedro Tiba acordou-o com um golo de cabeça. Nada a fazer.

Sapunaru 4

Sentiu dificuldades para travar Pedro Tiba, mesmo que isso não tenha resultado em situações de perigo para a baliza. Tentou o golo num remate torto.

Sereno 5

Estreou-se e tentou agarrar a oportunidade com unhas e dentes. Houve vários exemplos dessa aplicação máxima na primeira parte, como um corte em que saiu da sua zona para impedir a progressão do adversário junto à linha lateral. Na segunda parte não foi assim: sentiu mais dificuldades, repartiu culpas com Ukra no golo do Limianos e também teve uma entrada feia sobre um adversário.

Otamendi 4

Falhou algumas vezes no pouco que teve para fazer. Principalmente no golo do Limianos: foi junto da linha lateral tentar impedir a progressão, mas Tiago Ribeira fez-lhe um túnel antes de cruzar para Pedro Tiba. Um lance indigesto.

Emídio Rafael 7

Estreia muito positiva. Depois de uma finta fez uma assistência de luxo para Varela matar o jogo antes do intervalo. Sem grandes problemas defensivos, andou muitas vezes no ataque em combinações com os companheiros.

Souza 5

Primeiro jogador a progredir no relvado com a bola controlada, o amarelo visto ainda antes da meia hora não lhe refreou o ânimo de ajudar no processo de construção de jogo. Fez alguns passes longos interessantes.

Guarín 6

Demorou a entrar no jogo e só quando percebeu que tinha de se aplicar mais na disputa das bolas é que subiu de rendimento. Marcou o livre que deu origem ao terceiro golo.

Rúben Micael 6

Coube-lhe comandar o meio-campo e servir o ataque. A primeira parte não lhe correu muito bem, perdendo mesmo algumas bolas, mas esteve bem melhor após o intervalo. Alimentou muitas vezes o ataque e também tentou o golo num remate de longe.

Hulk 7

Foi o principal causador de suores frios nos jogadores do Limianos. Sempre que pegou na bola ganhou vários metros de relvado ao opositor e uma vez esteve perto de marcar. Com a braçadeira de capitão, foi menos individualista do que o costume. Exemplos? Cinco assistências, sendo que só uma resultou em golo (Walter).

Varela 6

Depois de dois cabeceamentos ao lado, à terceira, com o pé, acertou na baliza. Foi o ponto alto de uma exibição razoável, que ainda teve um remate ao lado após a terceira assistência de Hulk.

Castro 6

Deu dinâmica ao meio-campo e só pecou na pontaria, quando tentou o golo perto do fim.

Ukra 6

Repartiu culpas com Sereno no golo do Limianos, mas depois compensou o erro com boas jogadas no ataque. Por pouco não marcou de trivela e mais tarde ainda assistiu Walter para o último golo.

James 7

Grande estreia. Nos minutos em que esteve em campo, fez tudo ou quase tudo bem. Mexeu com o ataque, mostrou um baralho de fintas, ofereceu o golo a Walter (grande defesa de Pedro Baía) e até marcou de cabeça (anulado por fora-de-jogo mal assinalado).

in "ojogo.pt"

Sem comentários: