domingo, 21 de novembro de 2010

Dragão anti-surpresa na cimeira da Taça

O FC Porto é bem capaz de ter hoje o jogo mais difícil da época. Dúvidas? Se não for o mais difícil, será porventura o mais perigoso. Ganhar é uma obrigação para os portistas - e não é sempre? -, mas perder seria um desastre de proporções inimagináveis antes da visita a Alvalade. André Villas-Boas não se esqueceu de alertar ontem para os perigos que este jogo pode trazer à equipa, ainda mais numa altura em que se conta apenas uma história de 19 jogos bem-sucedidos. Pode nem parecer, mas já lá vão 19 (!) jogos sem perder esta época, contando-se 17 vitórias e apenas dois empates, ambos a um golo.

Seria difícil imaginar um arranque tão prometedor de André Villas-Boas, como também parece complicado de perceber as implicações que teria um eventual desaire na visita de hoje a Moreira de Cónegos. Por saber disso, o treinador do FC Porto prepara-se para apresentar uma equipa sem espaço para grandes experiências. João Moutinho, por exemplo, vai ser titular, apesar de ter representado a meio da semana a Selecção Nacional, onde somou 90' na vitória de proporções épica frente à Espanha. Este é apenas mais um sinal do grande respeito pelo Moreirense, até porque André Villas-Boas sabe que o actual 10º classificado da Liga Orangina é muito forte nos jogos disputados em casa. A prova disso está no facto de o Moreirense nunca ter perdido no Estádio Comendador Joaquim de Almeida, onde sofreu apenas um golo nos seis jogos já disputados esta temporada.

Por outro lado, o FC Porto tem responsabilidades acrescidas numa prova em que marcou presença nas últimas três finais - duas delas conquistadas. No total, são 22 jogos consecutivos na Taça de Portugal, competição em que ao longo dos últimos três anos somou apenas duas derrotas - na final de 2007/08, frente ao Sporting (perdida no prolongamento com dois golos de Tiuí), e na segunda mão da meia-final frente ao Estrela da Amadora, em 2008/09. Para encontrar uma eliminação, é preciso recuar ainda mais no tempo, mais precisamente a 2006/07, altura em que o Atlético surpreendeu o FC Porto em pleno Estádio do Dragão com um golo solitário do brasileiro David.

E será para evitar um desastre como aquele que André Villas-Boas vai apresentar a equipa mais forte que tem à sua disposição.

18h00

Sport TV1

in "ojogo.pt"

Sem comentários: