domingo, 14 de novembro de 2010

F.C. Porto-Portimonense (antevisão): terra chama dragão

F.C. Porto e Portimonense defrontam-se este domingos (20.15 horas), num jogo em que é imperativo chamar o líder da Liga à terra. Depois da goleada sobre o Benfica, o regresso ao Dragão trará provavelmente alguma euforia com ele. O desafio, portanto, é não deixar o entusiasmo transformar-se em deslumbramento.

Esse foi aliás o maior tónico no discurso de André Villas-Boas. «Temos passado esse alerta. o objectivo final está por atingir. Não podemos menosprezar o Portimonense, principalmente num jogo a seguir ao clássico não podemos deixar fugir a oportunidade de somar mais três pontos», frisou o treinador portista.

Ele que não conta para este jogo com o avançado Falcao, o que obriga a mexer no ataque mais concretizadora da prova: 28 golos, 22 dos quais dos três jogadores da frente. Sem Falcao é natural que seja Walter a ocupar a vaga no ataque, sendo que João Moutinho está castigado e deve dar lugar a Ruben Micael.

Do outro lado chega um adversário que soma apenas oito pontos em dez jogos e está um ponto acima da linha de água. Vinte pontos separam aliás as duas equipas que não se defrontam há vinte anos. É por isso um reencontro com história no futebol português, entre clubes que nos últimos anos se tornaram amigos.

A prova disso, aliás, está nos seis jogadores que Litos convocou emprestados pelo F.C. Porto: Ventura, André Pinto, Ivanildo, Candeias, Pedro Moreira e Soares. Voltando atrás, já agora, e como curiosidade, refira-se que há vinte anos, no último jogo entre ambos, o F.C. Porto venceu com um golo de... Rui Águas.
O F.C. Porto que já recebeu quinze vezes o Portimonense em casa e ganhou sempre, de resto. O que é mais um sinal de que só o próprio Porto pode complicar uma tarefa que parece acessível. Mas como aviso, fica outro dado: na única vez que jogou no Dragão, Litos arrancou um empate (2-2). Foi em 2004/05.

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; 
Guarín, Belluschi e Rúben Micael; Hulk, Walter e Varela. 

Suplentes: Beto, Maicon, Emídio Rafael, , Souza, Castro, Cristian Rodríguez e Ukra.


PORTIMONENSE: Ventura; Ricardo Pessoa, André Pinto, Ruben Fernandes e Pedro Silva; Elias e Jumisse; Ivanildo, Renatinho e Candeias; Calvin Kadi. 

Suplentes: Ivo, Nilson, Di Fábio, Pedro Moreira, Soares, Lito e Pelembe.

Sem comentários: