segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O FC Porto um a um

A ESTRELA: Falcao (7)

Meia hora a mexer o jogo

O golo marcado ontem é um mero acessório para esta escolha. É verdade que até foi o momento decisivo da partida, mas Falcao foi mais do que isso. Muito mais. Começou no banco e chegou ao jogo quase com uma hora de atraso, embora ainda a tempo de fazer realçar as (muitas) diferenças para o brasileiro Walter. Com o colombiano em campo, a equipa passou a ter finalmente uma referência válida no centro do ataque, um jogador capaz de cair nas alas, de vir buscar jogo mais atrás, de tabelar com os companheiros, de chatear os defesas do Moreirense, de, de, de… Enfim, um sem-número de aspectos positivos que nunca conseguiu ter quando por lá andou Walter. Ah, e depois há o golo, o tal "acessório" que colocou o FC Porto nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Também nesse lance, outra diferença para Walter; Falcao atacou a bola… Até pareceu fácil.

Beto 5
No terceiro jogo a titular, foi praticamente um espectador. No único remate que o Moreirense efectuou à baliza, defendeu para a frente (45'), tendo proporcionado a recarga - anulada por eventual fora-de-jogo - de Antchouet.

Sapunaru 5
Num jogo que lhe trouxe pouco trabalho defensivo, ficou demasiado preso lá atrás. Raramente explorou as subidas pelo flanco direito e obrigou Hulk a jogar quase sempre em inferioridade numérica.

Rolando 6
Exibição segura e dominada pelas inúmeras bolas que ganhou no ar, sobretudo nos lances de bola parada a favor do Moreirense.

Maicon 6
Mais uma boa exibição. Forte nos duelos individuais, teve ainda o mérito de ser o primeiro a iniciar as jogadas ofensivas da equipa.

Emídio Rafael 4
Um passe disparatado ainda na primeira parte (24') retirou-lhe a tranquilidade apresentada durante os primeiros minutos. Depois desse momento nunca mais se reencontrou, tendo voltado a falhar mais alguns passes aparentemente fáceis. Em termos defensivos, cumpriu sem grandes dificuldades.

Guarín 5
Voltou a ocupar o lugar de trinco, mas desta vez efectuou uma exibição bipolar. Esteve bem na cobertura defensiva que ofereceu à equipa, embora tenha estado menos bem quando em posse de bola, altura em que foi quase sempre demasiado lento a dar início às jogadas ofensivas.

João Moutinho 6
Pode parecer repetitivo, mas João Moutinho não sabe jogar mal, mesmo quando está uns furos abaixo do que consegue fazer. Foi o caso, ontem. Não trouxe o brilhantismo de outros jogos para Moreira de Cónegos, mas trabalhou sempre nos limites. Acabou por sair esgotado (83') depois de já ter disputado, a meio da semana, a totalidade do jogo com a Espanha.

Belluschi 7
A primeira jogada de real perigo do FC Porto foi obra do argentino: passou por vários adversários, tabelou com Walter e rematou ao lado (43'). Na segunda parte voltou a rematar, desta feita com estrondo à barra, no lance que acabaria por resultar no único golo da partida (73'). Pelo meio, foi um dos principais recuperadores de bolas na equipa, demonstrando que, ao contrário do que acontecia na última temporada, está transformado num artista mais virado para o colectivo.

Hulk 6
Apesar de não ter tido espaço para brilhar, foi durante grande parte do encontro o único com capacidade para criar desequilíbrios. Nem sempre decidiu bem, houve momentos que até se agarrou demasiado à bola, mas nunca deixou de ser o elemento mais perigoso do ataque.

Ukra 4
Esteve apagado no regresso à titularidade, não tendo aproveitado a oportunidade concedida por André Villas-Boas. Nunca conseguiu imprimir velocidade ao jogo do FC Porto e acabou por ser o primeiro sacrificado da equipa (55'). Registo apenas para um cabeceamento a obrigar a defesa atenta de Tigrão (46').

Walter 4
Ficou sem marcar pela primeira vez num jogo em que foi titular, no caso o terceiro da época. Voltou a ser aposta para o centro do ataque, mas não conseguiu fazer esquecer Falcao, que começou… no banco. Pecou pela pouca mobilidade que emprestou ao jogo.

Rúben Micael 5
Trouxe maior dinâmica ao meio-campo do FC Porto depois de ter entrado para assumir a posição de médio-ofensivo num esquema renovado (4x4x2). Foi importante para desbloquear o jogo.

Castro -
Entrou para segurar a vantagem nos últimos minutos…



Sem comentários: