quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

F.C. Porto-Nacional (antevisão): olha quem está de volta!

Carrasco madeirense vem para tentar novo brilharete no Dragão



Nunca voltes a um lugar onde foste feliz. O velho adágio popular tem a sua fiel base de seguidores. Os jogadores do Nacional, mesmo que quisessem, não o poderiam ser. O calendário não deixa. Os madeirenses vão mesmo ter de regressar ao Dragão, onde, para a Taça da Liga, conseguiram o inédito: bater o F.C. Porto esta época. Esta quarta-feira tem lugar a sequela (19h45). Tomem, por favor, os vossos lugares.

Regressar a um palco que foi de glória, a um centro de felicidade acarreta, naturalmente, elevada expectativa e redobrada exigência. Muitas vezes fatal. A história não será a mesma, isso é certo. Obviamente, o destino final pode ser idêntico, mas os contornos terão de ser outros. O caminho para o clímax seguirá novos trilhos.

Forçosamente porque o F.C. Porto terá atenção redobrada e a lição na ponta da língua. Sem vinganças, garante Villas-Boas, mas, certamente, com sentimento de corrigir a única mancha de um caminho alheio a grandes sobressaltos. Apesar do desaire da Taça da Liga, não é necessário ser um apostador experiente para atriubuir favoritismo aos dragões: jogam em casa, onde só ganharam para o campeonato e podem aumentar, à condição, a vantagem sobre o Benfica para 11 pontos.

Este é um factor extra de interesse para este jogo. O encontro da 20ª jornada foi antecipado a pedido dos dragões, para que a eliminatória da Liga Europa, com o Sevilha, seja preparada com todo o cuidado. Até 20 de Fevereiro, portanto, a vantagem entre os dois da frente poderá ser de 11 pontos. E nessa data há um Sporting-Benfica. Pressão extra para o rival?

Nacional: caça-dragões profissional

O exercício de futurologia assenta no pressuposto de que o F.C. Porto prossegue a caminhada triunfante na Liga. Mas é preciso lembrar que, se há equipa especialista em vencer no Dragão, é o Nacional da Madeira. 

Ao todo já são três os triunfos dos alvinegros no ninho portista (0-4; 0-3; 1-2). O facto ganha ainda mais preponderância quando se sabe que mais nenhuma equipa ganhou, sequer, mais de uma vez! E Jokanovic, à sua conta, soma já dois triunfos. Portanto, novo brilharete do Nacional pode surpreender. Mas não se pode estranhar. 

A equipa madeirense chega ao Dragão depois da polémica no Estádio da Luz, entre Jorge Jesus e Luís Alberto. No Dragão, a vitória de Aveiro já é passado e há novos horizontes a definir.

André Villas-Boas deve repetir com o Nacional o onze que venceu em Aveiro. Ainda não há Falcao, daí que a posição de ponta-de-lança continue com algumas reservas: continua Hulk? Avança Walter? Do lado madeirense há a registar, apenas a saída do castigado Skolnik, castigado em relação à equipa que perdeu na Luz. E, claro, na comitiva madeirense vem...Anselmo.

Equipas prováveis:
F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Rafa; Fernando, João Moutinho e Belluschi; James, Hulk e Varela.

Suplentes: Beto, Maicon, Fucile, Guarín, Souza, Rúben Micael, Cristian Rodríguez e Walter.

NACIONAL: Bracalli; Claudemir, Felipe Lopes, Danielson e Tomasevic; Luis Alberto, Bruno Amaro e Mihelic; João Aurélio, Anselmo e Diego Barcellos

Suplentes: Elisson, Patacas, Nuno Pinto, Todorovic, Juninho, Mateus e Márcio Madeira


Sem comentários: