quinta-feira, 31 de março de 2011

Benfica-FC Porto. Um campeonato pode decidir-se num clássico?

O foi falar com Nélson, lateral direito do Sporting que perdeu um campeonato para o FC Porto, em Alvalade, em 1995. Nenhum jogador quer passar por isto: "É um insulto"


Nélson, o antigo lateral direito do Sporting, atende o telefone lá na sua academia de futebol em Vila Nova de Gaia, a Superball, e desarma-nos logo. "Acho que não fui eu que fiz o penálti!" A sério? Nós estávamos convencidos que sim. "Espere só um pouco que vou confirmar". Depois lá se concentra no computador, vai ao Youtube e saca o vídeo daquela derrota 0-1 em 1995, quando o FC Porto se impôs em Alvalade à 31ª jornada com um golo de Domingos numa grande penalidade, o suficiente para os dragões serem logo campeões e matarem qualquer esperança leonina. "Se ganhássemos ainda encostávamos neles, mas depois desse jogo tudo deixou de fazer sentido..." E assim foi, a diferença que era de cinco pontos passou para oito, algo impossível de ultrapassar nas três jornadas que restavam (a vitória nessa altura valia apenas dois pontos).

Voltemos ao Youtube. "Só um bocadinho... aparece aqui o Santana Lopes um bocadinho mais novo... as imagens da tragédia..." Ah, claro, foi a tarde da queda do varandim, dos adeptos do Sporting feridos e das duas mortes, tudo porque uma vedação não aguentou o peso de um grupo que assistia à chegada do autocarro do FC Porto. Finalmente começa o resumo do jogo. "Não, não sou seu, está confirmado. Eu não me esqueceria de uma coisa destas, mas agora tenho mesmo a certeza. Foi o Pedro Barny?". Não. Respondemos que não, seguramente, porque o Barny não jogou. "Já sei, foi o Vujacic, aquilo é o estilo dele!"

Está resolvido. A segunda parte tinha começado há pouco mais de dez minutos quando Emerson - aquele tanque portista que em vez de lagartas tinha uns pezinhos de fazer inveja - passou por Oceano, assistiu Domingos para a entrada da área e este, fininho, frágil, pareceu baleado ao toque de Vujacik. Também é preciso classe para saber cair na área e o árbitro Bento Marques, de Évora, não teve dúvidas. No penálti, o actual treinador do Sporting de Braga enganou Costinha e fez o golo que tornaria o FC Porto campeão. Seria o primeiro campeonato do "penta", às ordens de Bobby Robson, enquanto o Sporting mais uma vez ficava a ver navios, porque já na temporada anterior tinha quebrado mas para o Benfica, depois do célebre 6-3, também em Alvalade. 

"Não vou usar desculpas, mas foi um jogo estranho, a equipa estava afectada pela tragédia do varandim. Havia televisões no departamento médico e vimos aquilo tudo em directo. Depois os médicos do Sporting ainda foram tentar socorrer os adeptos", conta Nélson. Este foimo o último clássico que resultou imediatamente na atribuição do título nacional, domingo pode haver outro, mas espera-se mais sereno. Pode o FC Porto fazer o mesmo no Estádio da Luz 16 anos depois? "O FC Porto vai querer acabar o campeonato sem derrotas, mas o Benfica tem de ganhar. O jogo é de rivalidade extrema, mas nestas circunstâncias, perder a Liga em casa para o rival é um insulto. Ninguém vai querer passar por isso..."


in "ionline.pt"

Sem comentários: