O foi falar com Nélson, lateral direito do Sporting que perdeu um campeonato para o FC Porto, em Alvalade, em 1995. Nenhum jogador quer passar por isto: "É um insulto"

Voltemos ao Youtube. "Só um bocadinho... aparece aqui o Santana Lopes um bocadinho mais novo... as imagens da tragédia..." Ah, claro, foi a tarde da queda do varandim, dos adeptos do Sporting feridos e das duas mortes, tudo porque uma vedação não aguentou o peso de um grupo que assistia à chegada do autocarro do FC Porto. Finalmente começa o resumo do jogo. "Não, não sou seu, está confirmado. Eu não me esqueceria de uma coisa destas, mas agora tenho mesmo a certeza. Foi o Pedro Barny?". Não. Respondemos que não, seguramente, porque o Barny não jogou. "Já sei, foi o Vujacic, aquilo é o estilo dele!"
Está resolvido. A segunda parte tinha começado há pouco mais de dez minutos quando Emerson - aquele tanque portista que em vez de lagartas tinha uns pezinhos de fazer inveja - passou por Oceano, assistiu Domingos para a entrada da área e este, fininho, frágil, pareceu baleado ao toque de Vujacik. Também é preciso classe para saber cair na área e o árbitro Bento Marques, de Évora, não teve dúvidas. No penálti, o actual treinador do Sporting de Braga enganou Costinha e fez o golo que tornaria o FC Porto campeão. Seria o primeiro campeonato do "penta", às ordens de Bobby Robson, enquanto o Sporting mais uma vez ficava a ver navios, porque já na temporada anterior tinha quebrado mas para o Benfica, depois do célebre 6-3, também em Alvalade.
"Não vou usar desculpas, mas foi um jogo estranho, a equipa estava afectada pela tragédia do varandim. Havia televisões no departamento médico e vimos aquilo tudo em directo. Depois os médicos do Sporting ainda foram tentar socorrer os adeptos", conta Nélson. Este foimo o último clássico que resultou imediatamente na atribuição do título nacional, domingo pode haver outro, mas espera-se mais sereno. Pode o FC Porto fazer o mesmo no Estádio da Luz 16 anos depois? "O FC Porto vai querer acabar o campeonato sem derrotas, mas o Benfica tem de ganhar. O jogo é de rivalidade extrema, mas nestas circunstâncias, perder a Liga em casa para o rival é um insulto. Ninguém vai querer passar por isso..."
in "ionline.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário