quinta-feira, 10 de março de 2011

CSKA Moscovo-F.C. Porto (antevisão): uma tradição para manter

Dragões sem derrotas e sem golos sofridos contra os russos


De Moscovo chegam boas sensações. Será abaixo de zero que o F.C. Porto vai tentar trilhar o caminho da passagem aos quartos-de-final da Liga Europa. Num terreno conhecido, de boas memórias, mas com uma equipa que se conhece como poucas no futebol europeu.

A grande diferença entre os emblemas está, sobretudo, na troca de protagonistas. O F.C. Porto venceu nas duas vezes que se deslocou à capital russa. Em 2005, foi McCarthy a selar o triunfo. Dois anos mais tarde, a parada dobrou, com golos de Quaresma e Lucho. Factor comum? Nenhum deles mora no Dragão. Aliás, apenas Helton e Fucile já enfrentaram os russos de entre os jogadores portistas. Do outro lado, o cenário é diferente. Do onze titular em 2007, só Zhirkov, Krasic, Daniel Carvalho e Dudu Cearense já não estão na equipa. Há, portanto, um núcleo que se conhece muito bem.

Villas-Boas sabe disso e destacou-o na antevisão. Mas conhece também os números do duelo. O F.C. Porto nunca perdeu com os russos e nem sequer sofreu um golo. Manter, novamente, a baliza inviolável será meio caminho andado para seguir em frente. Depois, é quebrar a «malapata» interna. 

É que nas duas recepções ao CSKA, o nulo prevaleceu. Pelo meio, muitas oportunidades de golo perdidas...a lembrar a recepção ao Sevilha. Daí que o jogo da primeira mão, como na eliminatória anterior, possa ter peso relevante nas contas finais. Deixar a Rússia em vantagem será ouro sobre azul.

Azar com F.C. Porto, sorte com Benfica e Sporting

Há, depois, um pecúlio a manter. O F.C. Porto venceu todos os jogos que disputou fora de portas na Liga Europa. Pela margem mínima em Sófia. Resistiu, com dez, à armada do Besiktas. Passeou classe no gélido, mas saudoso, Estádio do Prater. Aproveitou os deslizes alheios na, também nostálgica, cidade de Sevilha. A próxima batalha terá um pouco de tudo. Dificuldades, boas recordações e frio. Muito frio.

O CSKA tem em comum com o F.C. Porto um jovem timoneiro. Leonid Slutsky só tem mais seis anos que Villas-Boas, mas já leva dez como técnico principal. O percurso na Liga Europa é imaculado. Dez jogos, oitos triunfos e dois empates. Na fase de grupos o trajecto foi em tudo igual ao da equipa portuguesa. Só o Zenit, que venceu todos os jogos, fez melhor.

Agora, dá-se a colisão. Os dragões querem transformar as boas memórias e repetir a tradição. Os russos querem mostrar ao F.C. Porto o veneno que já deram a provar a Benfica e Sporting em anos recentes. Ambas na Taça UEFA. E aos leões, custou o título. 

Equipas prováveis:

CSKA MOSCOVO: Akinfeev, V. Berezutski, Ignashevich, Nababkin e Shennikov; Aldonin, Mamaev, Dzagoev e Honda; Vagner Love e Doumbia.

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Varela, Falcao e Hulk.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: