domingo, 13 de março de 2011

FC Porto tem casas por todo o país. E até no estrangeiro

Última derrota em jogos fora aconteceu em Março de 2010. Desde então, os dragões somam 21 vitórias e três empates


A guerra Sul-Norte tem várias dimensões. Pode ser Benfica-FC Porto, se ficarmos pelos clubes. Passa a Luís Filipe Vieira-Pinto da Costa, se pensarmos em presidentes. E até chega a um Jorge Jesus-André Villas-Boas, se descermos ao banco de suplentes. Mais que eternos rivais, águias e dragões são este ano concorrentes ao título de melhor equipa portuguesa. Enquanto o Benfica faz do espectáculo o seu grande argumento, a par do domínio nas taças nacionais, o FC Porto responde com a eficácia - sobretudo no campeonato.

A discussão pode passar também pelos recordes. O Benfica ganhou 18 jogos seguidos, em todas as frentes. Jorge Jesus passou a abrir por Jimmy Hagan e Sven-Goran Eriksson, mas fez marcha atrás em Braga para recuperar o andamento agora, com o PSG. O FC Porto não perde para o campeonato há mais de um ano - a última derrota aconteceu em Alvalade (3-0, a 28 de Fevereiro de 2010).

Podemos ainda estender o debate ao apoio popular. Mas aqui não vale a pena fazer contas: o Benfica tem mais adeptos, mais sócios, mais núcleos, mais casas. Como não há concorrência possível neste capítulo, o FC Porto responde de outra forma: pela amostra de resultados dos últimos 12 meses, os dragões têm casas em todo o lado. Não, Pinto da Costa não andou a inaugurar delegações azuis e brancas por todas as terrinhas. O que está aqui em causa é o desempenho da equipa portista nos jogos fora. 

Senão vejamos: a última derrota longe do Dragão - se excluirmos a final da Taça da Liga (3-0 para o Benfica), que se jogou em campo neutro - aconteceu em Londres, com o Arsenal (5-0). A goleada acabou com a campanha europeia do FC Porto, mas é exemplo dos problemas que as visitas a Inglaterra provocam: vitórias nem vê-las; empates, só dois e com o Manchester United (em 2004 e 2009). Desde então não houve visitas a terras britânicas e o FC Porto arrancou para uma série de jogos fora sem perder que ainda não acabou. Por isso é justo dizer que os dragões têm casa em Coimbra, Vila do Conde, Restelo, Setúbal, Leiria, Figueira da Foz, Genk, Funchal, Sófia, Istambul, Moreira de Cónegos, Viena, Paços de Ferreira, Aveiro, Braga, Sevilha, Olhão e Moscovo. Depois ainda têm abrigo em Guimarães, Alvalade e Barcelos, onde não perderam mas também não ganharam.

As visitas a Moscovo - ao contrário do que acontece em Inglaterra - correm sempre bem. Esta foi a terceira e acabou como as duas primeiras: vitória para o FC Porto e passagem à fase seguinte à vista. O CSKA continua sem conseguir marcar golos aos dragões, enquanto Akinfeev continua a sofrê-los.

De resto, os números do FC Porto desde a goleada em Londres, a 9 de Março do ano passado, explicam muita coisa: Jesualdo Ferreira ganhou os seis jogos fora que lhe restavam na última época; André Villa-Boas juntou-lhes 15 vitórias e três empates. Ao todo, neste período de 24 jogos, os dragões marcaram 51 golos e sofreram apenas 12. Só para estabelecer uma comparação: em 2008/09, quando foi campeão pela última vez, o saldo de resultados do FC Porto ao fim de 24 jornadas era bem mais pobre - 16 vitórias, seis empates, duas derrotas e 47-16 entre golos marcados e sofridos. Aqui, é claro, estão incluídos jogos no Dragão e fora. Ou melhor, nas outras casas do FC Porto.


in "ionline.pt"

Sem comentários: