domingo, 13 de março de 2011

Pinto da Costa: "É mais uma palhaçada"

Pinto da Costa apelidou ontem de "palhaçada" a notícia do jornal "A Bola" (ver pág. 14), segundo a qual um vice-presidente do Benfica, Rui Gomes da Silva, teria sido agredido à saída de um restaurante da cidade do Porto por indivíduos encapuzados, os quais lhe teriam dito também que era para aprender "a não dizer mal do FC Porto".
Num discurso em Rio Tinto, onde inaugurou formalmente a casa local dos portistas, e perante centenas de adeptos, Pinto da Costa carregou nas críticas a "A Bola", porque, justificou, "faz ataques descarados ao FC Porto". E prosseguiu embalado: "Está escrito nas estrelas que um dia há-de cair; devia chamar-se SLB: Somos Lampiões Bola. Podem chamar-nos provincianos, mas há uma coisa que não somos: burros. Podem simular agressões a qualquer palhaço, mas vamos continuar o nosso destino, que é vencê-los", frisou, numa declaração entendida como resposta à tal notícia. Mais tarde, confrontado pelos jornalistas com o mesmo assunto, de forma a obter-se uma reacção formal à margem do que dissera no discurso, a resposta do presidente portista foi curta. "É mais uma palhaçada", acrescentou apenas.
Em dia de protestos um pouco por todo o país, Rio Tinto foi palco de uma manifestação de portismo justificada pela presença de Pinto da Costa na inauguração formal da casa local do FC Porto, que tem portas abertas há cerca de ano e meio. Centenas de adeptos, a maior parte deles trajados a rigor, receberam o presidente portista em clima de euforia, numa festa que, entre outros, juntou também Valentim Loureiro, autarca de Gondomar.
Inspirado pelo episódio que se diz ter dado nome à localidade - reza a história, lembrada ontem pelo presidente da junta local, Marco Martins, que o sangue tingiu o rio após uma batalha entre cristãos e mouros, ganha pelos primeiros, corria o ano de 824, e isso terá estado na origem do nome: Rio Tinto -, Pinto da Costa não deixou escapar a oportunidade para alfinetar em vários sentidos, incluindo o da actualidade expressa nas manifestações da geração à rasca, que ontem encheram várias cidades portuguesas. "O país está à rasca, os jovens não têm emprego e os reformados passam dificuldades porque na capital estão as pessoas que não querem a regionalização. Somos tão portugueses como aqueles que deviam estar no rio tinto. O FC Porto é dos poucos que resistem à tentativa de conquista", disse. Depois de visitar a Junta de Freguesia e as instalações da casa portista, junto à estação, Pinto da Costa participou ainda num jantar com os adeptos.

Um mar de gente em Rio Tinto para a manifestação de... portismo

Pinto da Costa, acompanhado por Reinaldo Teles, Fernando Gomes, Alípio Jorge, Júlio Marques e Paulo Teixeira passou ontem por Rio Tinto para inaugurar a casa do FC Porto local. O presidente passou pela Junta de Freguesia local, pela casa portista e encerrou o dia num jantar com centenas de adeptos.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: