quarta-feira, 16 de março de 2011

O mal-amado Freddy Guarín transformou-se no goleador de meia-distância do FC Porto

Freddy Guarín chegou ao FC Porto em 2008 e, mais do que fãs, foi ganhando lugar no lote de ódios de estimação dos adeptos portistas. Poucos percebiam a razão de o médio colombiano estar no plantel da equipa. Alguns terão começado a mudar de ideias no final da época passada e agora já serão poucos a não reconhecer o papel importante de Guarín nos mais recentes resultados do FC Porto.

Com o golo em Leiria, que desbloqueou um jogo que ameaçava tornar-se complicado, o médio colombiano escancarou as portas do título à equipa de Villas-Boas e aumentou para cinco a sua conta pessoal de golos.

Guarín iniciou-se a marcar nesta temporada em Janeiro, frente ao Marítimo, com um remate de muito longe e outro à entrada da área. Depois voltou a mostrar pontaria na Liga Europa, em Sevilha (no único golo dentro da área) e Moscovo. E em Leiria acertou mais uma vez de longe. Dos 53 golos do FC Porto nesta Liga, apenas nove foram apontados de fora da área. E três deles foram do colombiano, que neste capítulo surge à frente de Hulk e Belluschi (dois cada um).

Guarín é mesmo o segundo melhor marcador do FC Porto em 2011, apenas atrás de Hulk. “Tiro-lhe o chapéu, porque conseguiu resistir a uma pressão terrível. Houve uma altura em que todos lhe caíam em cima, iam matando o homem”, disse ao “Record” Jesualdo Ferreira, antigo treinador do FC Porto. “Felizmente, aí estão à vista todas as qualidades que ele tem: força, potência no remate e uma atitude perante o jogo que não lhe permite desistir de nenhuma bola.”

Contratado em 2008 ao Saint-Étienne, num negócio em que o FC Porto emprestou Paulo Machado e pagou um milhão de euros por 50 por cento do passe, Guarín está a afirmar-se na equipa azul e branca. Em 2009-10, marcou sete golos na recta final, naquela que foi a temporada mais profícua da sua carreira. Agora faltam-lhe apenas dois remates certeiros para ultrapassar esse registo. Algo bem possível se mantiver a pontaria afinada.

Nascido em Puerto Boyacá, este médio possante (1,84m) iniciou-se no Envigado, antes de se mudar para o Boca Juniors, em 2005-06. Esteve na Argentina apenas uma temporada e mudou-se para França, onde o FC Porto o foi buscar. Agora, renovou contrato com os portistas até 2014 e já parece ter caído no esquecimento o desabafo de há um mês no Twitter, em que se queixou de não saber o que mais fazer para ser titular na equipa de Villas-Boas.


in "publico.pt"

Sem comentários: