domingo, 15 de maio de 2011

André Villas-Boas: "Não voltará a acontecer..."

Fim de campeonato, tempo de balanços: melhor ataque, melhor defesa, percurso imbatível e só três empates cedidos. Tudo somado dá 84 pontos e o direito ao FC Porto de entrar na história. "Ficará na história e na memória de todos", disse Villas-Boas, com outra certeza atrelada a esse pensamento. "É muito complicado terminar o campeonato sem derrotas; no futebol moderno e ultracompetitivo não voltará a acontecer. Seguramente. Há um sentimento muito forte de orgulho pelo trabalho que fizemos", reforçou, recusando apropriar-se desse feito. "Não o vejo a título individual. O que tem de ficar na memória é que o FC Porto terminou sem derrotas; conseguimos também a maior distância pontual para o segundo classificado, outro marco histórico, numa época em que tantos clubes investiram; o segundo classificado tem um número elevado de derrotas. Infelizmente, não deu para recorde de pontos, mas somar 84, com 16 equipas, é muito."

Villas-Boas congratulou-se com o "talento" à sua disposição. "O mérito é dos jogadores e das suas capacidades. A equipa foi estabelecendo objectivos passo a passo; isso foi fundamental para criar motivação."

O foco dessa motivação está agora virado para a final de Dublin: "Falta vencer a final, mas é desafio complicado. Estamos confiantes mas tudo pode acontecer neste jogo especial; o Braga tem jogadores de qualidade. Queremos a Liga Europa no nosso palmarés e estamos focados na vontade de fazer um bom jogo."

Inevitavelmente, o treinador portista acabou por ser confrontado com os nomes de Djalma e Kléber, o primeiro já certo no FC Porto e o segundo apontado como alvo dos portistas. Num e noutro caso, quando quiseram saber se tinha aproveitado para observar dois reforços, Villas-Boas desconversou. "Não sei; não me informaram de nada sobre isso." O técnico confirmou ainda que a substituição de Sapunaru se devera a precaução: hoje, o romeno não treinará, mas a presença na final de Dublin não está em risco.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: