domingo, 15 de maio de 2011

O segundo melhor campeão de sempre


O F.C. Porto, de André Villas-Boas, entrou para a história do futebol português como o segundo melhor campeão de sempre, ao finalizar a prova invicto, com míseros três empates.
Os "azuis e brancos" só não conseguiram fazer melhor do que o Benfica, de 1972/73, o outro campeão invencível, que, sob o comando de Jimmy Hagan, terminou a prova com 28 triunfos e dois empates.
Em 77 campeonatos, só mais uma equipa logrou concluir a prova sem derrotas: em 1977/78, o Benfica somou 21 vitórias e nove empates, mas ficou no segundo lugar, com os mesmos 51 pontos (dois por vitória) do campeão F.C. Porto.
Como agora os triunfos valem a triplicar, os "dragões" bateram o recorde de pontos a 30 jornadas (84, contra os 76 do Benfica a época passada) e conseguiram também a maior vantagem sobre o segundo (21 pontos), o clube da Luz.
A supremacia foi total - embora a vantagem sobre o Benfica também tenha a ver com a "desistência" dos anteriores campeões -, de um equipa que teve o melhor ataque (73 golos), incluindo o melhor marcador e grande figura da prova, o brasileiro Hulk (23), e a defesa menos batida (16).
Depois do terceiro posto de 2009/2010, os portistas apostaram no jovem André Villas-Boas (33 anos) para suceder a Jesualdo Ferreira e a equipa liderou o campeonato da primeira à última jornada.

in "jn.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem esta equipa 2010/2011 escreveu mais uma linda página da história do nosso clube. Fizeram um campeonato notável, e com todo o mérito conseguimos o ambicionado "resgate" do título que por linhas travessas nos foi dificultada a conquista na época transacta.

21 pontos de vantagem sobre o segundo classificado resume a época. Fomos implacáveis e vencemos com toda a justiça este campeonato, sem qualquer derrota. Fica o sabor amargo de 3 empates. Um diante do V. Guimarães por demérito nosso. Um em Alvalade fruto de uma arbitragem vergonhosa de Jorge Sousa, e outro diante do Paços com mais uma arbitragem vergonhosa do palhaço "Cómico" Machado.

Agora, a equipa tem como diz o Futre estar "concentradissima". Na quarta-feira temos uma Liga Europa que sonhamos conquistar e respeitando o Braga e com muita humildade e garra, poderemos vencer e fazer mais uma vez história a nível europeu.

Abraço e bom domingo

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com