quinta-feira, 28 de julho de 2011

Falcão - "É impressionante"

De goleador para goleador. Gabriel Batistuta, antigo avançado argentino com carreira feita na Europa e o maior goleador da história da sua selecção, com 56 golos em 78 partidas, não esconde a admiração por Falcao, outro avançado que não se cansa de bater recordes. Batigol foi o comentador da televisão que transmitiu os encontros da Copa América no seu país e considera que o avançado do FC Porto tem qualidades para vingar em qualquer campeonato europeu, incluindo o inglês, o espanhol e o italiano.

"Gosto muito das características dele, é muito agressivo, um grande finalizador e com uma capacidade de impulsão impressionante porque, mesmo não sendo alto, ganha muitos lances aéreos e cabeceia de forma espectacular", referiu.

Por isso, Batistuta não dúvida que Falcao vai manter a veia goleadora, independentemente do clube que representar no futuro. As exibições com a camisola do FC Porto, quer no campeonato quer nas competições europeias, são, na opinião do antigo goleador, garantia de qualidade. "Sem dúvidas que tem condições para triunfar no futebol inglês como em qualquer outra liga europeia. Já demonstrou o que pode fazer numa equipa grande de Portugal, que também esteve em destaque nas provas internacionais, e as suas exibições sobressaíram. Acredito que se for para Inglaterra, Espanha ou Itália vai triunfar da mesma forma como tem feito no FC Porto."

A Colômbia era considerada como uma das favoritas à conquista da Copa América e de El Tigre apontado como uma das estrelas da prova, mas o avançado saiu da competição só com dois golos marcados. "Na Copa América só marcou à Bolívia e deve estar triste por isso porque a expectativa era enorme em seu redor e da selecção da Colômbia. Mas as equipas são muito equilibradas na América do Sul e ninguém ganha só pela camisola que veste", alertou.

O drama da penalidade falhada

Gabriel Batistuta deixou de jogar em 2005, mas na sua longa e bem sucedida carreira, em clubes como a Fiorentina, Roma ou Inter de Milão, também passou por momentos dramáticos como aquele que foi vivido por Falcao nos quartos-de-final da Copa América, quando falhou uma grande penalidade. Nada de novo para El Tigre, que até já tinha feito o mesmo algumas vezes no FC Porto ao longo das últimas duas épocas. Só que este erro - atirou ao lado da baliza - aconteceu contra o Peru, ao minuto 66 e com o marcador em branco numa partida a eliminar.

Na Colômbia, a crítica apontou esse lance como decisivo na eliminação prematura de um dos candidatos ao triunfo na prova. Batistuta saiu em defesa do avançado do FC Porto. "O que se passou com Falcao é um infortúnio, mas que pode acontecer a todos os jogadores. Qualquer um pode falhar um penálti decisivo", referiu, tentando explicar a mistura de sentimentos de El Tigre nos momentos seguintes: "Passa por sentir culpa e dor, sem dúvida", atirou. "Mas esse lance não coloca em causa as suas qualidades futebolísticas. Desde que chegou à Europa, e sobretudo na última temporada, demonstrou ser um dos melhores avançados do mundo", lembrou.


El Tigre descansa em Miami e prepara regresso

Falcao deverá juntar-se ao plantel portista na próxima terça-feira, dia 2. O colombiano está em Miami, nos Estados Unidos, a gozar os últimos dias de férias, depois de ter participado na Copa América. A cumprir-se este calendário estipulado com os portistas, e para já sem alteração conhecida, El Tigre estaria disponível para jogar a Supertaça com o Guimarães, ainda que o mais provável seja Vítor Pereira continuar a apostar em Kléber para o ataque nesse primeiro jogo oficial. O futuro de Falcao continua sujeito a especulações, porque, embora tenha prolongado o contrato, com a respectiva actualização da cláusula de rescisão - passou de 30 para 45 milhões de euros -, o nome do colombiano continua a ser envolvido em diferentes cenários. Aliás, tal como O JOGO escreveu quando antecipou em primeira mão a renovação e a nova cláusula, sublinhou-se que, sem descartar a continuidade, o futuro de Falcao, nos bastidores pelo menos, surgia entrelaçado com o de Kun Aguero, concorrente directo nalguns dos destinos apontados (Manchester City, Chelsea e Real Madrid). O argentino está quase certo no City, pelo que o futuro de Falcao segue dentro de momentos...

in "ojogo.pt"

Sem comentários: