segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A análise de JVP


Desafio é gerir o plantel

O FC Porto entrou na campeonato a ganhar, tem, como todos os outros, muito trabalho pela frente e muito que aperfeiçoar, mas com uma diferença em relação a Benfica e Sporting: este candidato ganha, e ganha mesmo quando só joga o suficiente para ganhar. Porquê? Porque na hora de gerir um jogo ou uma vantagem, é uma equipa mais adulta. Ontem, até cometeu erros que não lhe são habituais, mas no momento da verdade os jogadores estiveram lá para dar respostas.
A equipa mantém os processos da época passada, mas Vítor Pereira tem pela frente um trabalho verdadeiramente difícil: gerir um plantel rico em soluções, equilibrado e que nesta altura viverá ainda alguma instabilidade, pois lêem-se notícias de jogadores que estão para chegar e, face a um plantel destes, tal implica que outros estejam de saída. Entre os que vão mesmo sair, os que vão ficar e gostariam de ir, mais os que poderão mudar de rumo só mesmo por imposições de mercado, juntando-se a tudo isto a adaptação dos que estão para chegar, o treinador tem pela frente uma tarefa complicada.
Atente-se, por exemplo, ao meio-campo: Rúben Micael estava a jogar e até foi titular da Selecção, mas com o regresso de Guarín, ontem já foi para o banco; Belluschi foi importante durante grande parte da época passada e este ano está de fora; Moutinho, estando bem, é intocável; Fernando, pelo menos até agora, não arranjou saída e está de fora; Souza ocupa uma posição nova e, apesar de defensivamente se começar a enquadrar, quem tem de sair com a bola para o ataque é Moutinho ou o outro médio-interior, além de que não apaga a memória de Fernando. Se ainda vai chegar Defour... E enquanto as questões não se resolvem, algumas delas com forte componente emocional, há jogos para fazer e a gestão do grupo será tudo menos fácil.
Ao contrário do que lhe era habitual, o FC Porto, talvez devido ao facto de estarmos na primeira jornada e de a condição física não ser a mesma que surgirá à quarta ou à quinta, evidenciou pecados que lhe são pouco habituais, como dar espaços, jogar com lentidão e ter menos posse de bola; cometeu ainda erros de posicionamento na defesa que podiam ter valido um golo ou dois ao Guimarães. Ou seja, a equipa foi menos consistente do que se esperava.
A preocupação defensiva do Vitória, motivada pelos recentes confrontos entre ambas as equipas, ajudou a encravar o sistema portista. Mesmo assim, o FC Porto consegue ser sempre perigoso e depois de ter conseguido pôr-se em vantagem na primeira parte - justa, porque antes e depois do penálti houve jogadas de desperdício -, na segunda consolidou a supremacia, geriu a vantagem e não repetiu os erros posicionais do primeiro tempo.
Se é verdade que faltou dinâmica e até mesmo alguma agressividade na disputa de alguns lances, quando chegou o momento de gerir a equipa manteve-se unida e não deu hipóteses ao adversário.


Rúben para dar ideias

Com Souza a tentar cumprir o seu enquadramento táctico nos equilíbrios defensivos e Moutinho a ter de fazer sair a bola, a entrada de Rúben Micael para o lugar de Guarín serviu para dar mais ideias, para ter uma melhor definição dos lances. Até aí faltava esclarecimento e os médios do FC Porto tinham dificuldade em livrar-se da pressão do Guimarães, sempre muito organizado defensivamente. Tanto assim que Vítor Pereira logo a seguir meteu Belluschi para dar equilíbrio de forças no meio-campo, passando a jogar em 4x4x2, com Hulk mais próximo de Falcao.


Hulk ganhou a Nilson

Hulk foi o jogador mais em evidência na partida, tendo participado em todos os lances de perigo construídos pelo FC Porto. Sendo por norma um desequilibrador, essas características tornam-se ainda mais evidentes nos jogos em que o futebol da equipa aparece lento, menos ligado e com mais dificuldade de progressão, como foi o caso do jogo de ontem. Mesmo sem fazer um jogo do outro mundo, foi ele que empurrou a equipa para a frente e mais perigo criou. Do lado do Vitória, merece destaque a exibição do guarda-redes Nilson, que não só fez duas ou três boas defesas como as conseguiu em momentos importantes do jogo.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: